quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Baby Doc Segue

A volta de Jean Claude Duvalier, o Baby Doc, ex Presidente vitalício do Haiti, o 9º na sequencia, leia-se dos ditadores do País, ainda vai dar matéria para muitos capítulos de novela.

Por 16 anos Françoes Duvalier, o Papa Doc, governou o Haiti, antiga colonia francesa no Caribe, com mão de ferro. Já naquele tempo o País, mutatis mutandis, era um Maranhão só. Domínio absoluto de um hierarca e baixas taxas em quase tudo em que deveriam ser altas.

Os americanos é que se aproveitando da mão de obra barata cuidavam de alguns investimentos em indústrias enquanto o Papa Doc mantinha Jean Claude, o Baby Doc, numa escola francesa estudando direito e economia. Achava que o Haiti voltaria a ter importância no mercado internacional do café.

Vendo a morte próxima, Papa Doc cuidou de ir transferindo o poder ao seu Baby que, afinal, o assumiu em 1971 aos 19 anos de idade, sendo então o mais jovem ditador do mundo. Em meio a tanta pobreza, entre o terror do desemprego e as claques pagas organizadamente, o Baby se achava, e até parecia aos olhos dos outros, muito popular.

O Haiti não mudou com o Baby e em 1986 uma rebelião popular o expulsou do País indo se exilar na França, de onde saiu esta semana chegando a Porto Principe, a Capital, dizendo ele que para ajudar na reconstrução do País.

Ontem ele foi levado do hotel para interrogatório na Policia sendo indiciado por desvios de dinheiro publico naquele tempo e depois liberado para voltar ao hotel. Está proibido de deixar o Haiti. O fraco sistema judicial é uma duvida quanto aos propósitos do atual Governo do Haiti. 

Nenhum comentário: