quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

O Big Biggs

Para quem não se lembra, o Brasil foi o refugio de Ronald Biggs, um dos mais procurados assaltantes a um trem pagador na Inglaterra, isso já faz tempo, foi em 1963.

Na época foi o maior assalto a trem pagador na Europa – 2 milhões e 600 mil libras.

Ainda moço, pinta de galã, deu que o Reino Unido quis levá-lo para ser julgado lá na Inglaterra e várias providencias para tirá-lo do Brasil, inclusive uma tentativa de seqüestro, não deram certo.

Finalmente, Biggs se incorporou ao cenário carioca, passando a viver leve e radiante, até admirado por muitos, porque nós, brasileiros, temos essa tendência de em filme policial torcer pelo bandido, pela mulher do bandido, essas coisas.

Mas deu que Ronald Biggs tornou-se pai de um rebento brasileiro, o Michael.

E a mãe? Quem foi a mãe a dar a Biggs o Michael, o salvo conduto definitivo para ele ficar pelo tempo que quisesse no Brasil?

A mãe foi a Raimundinha, uma mui querida e simpática recepcionista do hotel do Moacir e que com a ajuda do La Rocque que lhe deu uma passagem de avião tinha ido embora daqui de São Luis para o Rio de Janeiro.

O La Rocque, aliás, era assim. Gostava de ajudar as futurosas e bonitas moças que quisessem buscar o futuro no Rio de Janeiro. A Alcione foi uma delas. Outro foi o Lobão, mas como só estamos falando aqui de moças, o Lobão é outra história e, justiça seja feita, historia com outros contornos, alguns ainda inéditos, todos memoráveis.

Pois o filho do Biggs, o menino Michael, fez parte de uma banda infantil chamada Balão Mágico, sucesso na Rede Globo.

Condenado a 30 anos de reclusão e foragido há mais de 30 anos, um dia o Biggs resolveu voltar à Inglaterra se entregar à Policia.

Fosse aqui não aconteceria nada. A pena já estaria prescrita, até porque sendo maior de 70 anos seria reduzida à metade. E fugir, reza nossa doutrina, é direito do preso.

Biggs então só se entregou à Policia na Inglaterra quando quis e no dia em que bem quis. Mas em lá chegando foi mandado à prisão para cumprir a pena por inteiro. Mais tarde, já com mais de 80 anos de idade e muito doente, Biggs foi mandado para cumprir o restante da pena num asilo de velhinhos.

E foi lá, agora, nesse asilo que ele reclamou hoje ter sido roubado em 100 libras, o que vem a ser menos de 300 reais. O filho dele, o Michael, diz que Biggs está muito mal e que só se comunica por escrito, numa grande lousa, e que pode morrer a qualquer momento.

Nenhum comentário: