quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Deu no The iPiauí Herald

São Luis - As Avenidas José Sarney e as Ruas Presidentes Sarney, Marly Sarney e Sarney Filho (além da Travessa Sarney, da Praça Zequinha Sarney e da Ponte Governador José Sarney) foram fechadas ontem para receber os cantores Caetano Veloso, Gilberto Gil, Maria Bethânia e Gal Costa que, após décadas de serviços prestados à cultura baiana acabam de se naturalizar maranhenses.

"É com extrema alegria que nos juntamos a esse povo todo lindo e odara, que assim como o baiano também acentua o primeiro 'ó' da palavra córação", declarou o cantor, compositor, pensador e maranhense Caetano Veloso, feliz por não ter lido O Estado de S. Paulo ontem.

Gil também se pronunciou, mas até o fechamento desta edição não foi possível compreender o que ele disse. 


A naturalização do quarteto é mais uma realização da governadora Roseana Sarney. 

No seu discurso de posse em março, ela disse: "É preciso haver uma distribuição mais democrática da cultura. Os compositores não podem citar a Bahia a cada cinco canções enquanto o Maranhão continua sendo o patinho feio da Música Popular Brasileira."

Os quatro ex - baianos prometem adaptar rapidamente as suas canções, mesmo que ao arrepio de melodia e ritmo.

Dentre as primeiras medidas estão as conversões de Na Baixa do Sapateiro (Na Baixa do Sapateiro eu encontrei um dia / A morena mais frajola do Maranhão), Bahia com H (Salve o santo Maranhão imortal, Maranhão dos sonhos mil, / Eu fico contente da vida em saber que o Maranhão é Brasil), e, mais importante, O que é que a baiana tem? (O que é que a maranhense tem? / Governo do estado, tem / Papai no Senado, tem /... )

(The iPiaui-Herald é uma paródia do famoso diário norte-americano. É anexo do saite da Revista Piauí, hospedada no saite do Estadão.com.br – Acesse: HTTP://revistapiaui.estadão.com.br/herald/post_276).

Nenhum comentário: