terça-feira, 17 de novembro de 2009

Sem Barbosa nas Eleições

As eleições de 2010 não serão presididas por Joaquim Barbosa caso ele mantenha a disposição de renunciar ao mandato de Ministro do TSE e do qual ainda está licenciado.

O problema de Barbosa é a coluna que o aperreia com dores horríveis se passa algum tempo sentado. Essa é a razão pela qual fica mais tempo em pé durante as longas sessões do Supremo Tribunal Federal.

Barbosa é atualmente o Vice - Presidente do TSE e com o término do mandato de Brito, a ocorrer brevemente, ele seria automaticamente, por força da antiguidade, o novo Presidente para o biênio 2010/2012.

O Ministro do STF com assento no TSE é obrigado a acumular as funções, o que no caso de Barbosa seria, como ele mesmo diz, muito sacrificante para a sua saúde.

Com a saída de Brito e a renuncia de Barbosa, o TSE será presidido por Ricardo Levandowiski, magistrado de carreira em São Paulo, ex-Desembargador estadual e professor de Direito Constitucional, além de ser como cidadão uma pessoa muito antenada com as questões politicas nacionais.

Estarão, assim, no TSE pelo Supremo, além de Lavandowiski, Carmen Lúcia, outra grande constitucionalista, que será a Vice - Presidente.

O terceiro Ministro, no caso o voto vogal, será o experiente Marco Aurélio, que terá como primeiro suplente Dias Toffolli, outro não menos experiente porque atuou por mais de 10 anos TSE como advogado.

Nenhum comentário: