domingo, 18 de outubro de 2009

O Mais Caro

Cada vez que você fala no telefone celular, o Governo aumenta em 40% de impostos a conta que você vai pagar. A maior fatia é ICMS, um imposto sobre circulação de mercadoria.

A mercadoria no caso é a voz do consumidor que circula nas ondas invisíveis da telefonia celular ou pelos fios pretos da telefonia fixa.

As empresas prestadoras do serviço alegam que é por isso que o Brasil tem a tarifa de celular mais cara do mundo.

Mas se estamos avançados na telefonia, mesmo pagando mais que o resto do mundo, em matéria de banda larga da internet estamos muito fracos.

O Governo acha que, por isso, vai ter que meter a mão na banda larga e já examina a criação de uma empresa estatal só para cuidar disso.

Calcula-se que o Brasil tem 5,3 ligações de banda larga na internet para cada cem habitantes. A Argentina e o Chile têm 8,8.

Só em São Paulo são 2,4 milhões de ligações para a internet pela banda larga, ou seja, mais do que todas as ligações feitas nas regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste, que totalizam 2 milhões.

Estão fora da internet de banda larga os brasileiros que moram em mais da metade dos Municípios, o que prova que há uma demanda crescente para esse tipo de serviço.

Nenhum comentário: