quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Ciro Fora

Os apoiadores de Dilma no Governo já têm como certo que Ciro Gomes não será candidato a Presidente e que, no máximo, se ele quiser, será candidato a Governador de S. Paulo.

Ciro, um dos candidatos mais qualificados até porque já disputou por duas vezes a Presidência, portanto conhece o interior do País mais que Dilma, por exemplo, estaria sendo vitima do conto conhecido do bilhete premiado.

Nas eleições de 2006, muitos partidos corriam perigo no receio de não superarem nas urnas a clausula de barreira.

O partido que não conseguisse determinado percentual nas eleições para a Câmara dos Deputados não teria direito a funcionamento parlamentar. O PSB era um dos que estavam sob essa ameaça.

Então o PSB foi a Ciro propondo-lhe que se filiasse para concorrer à Câmara porque sua votação no Ceará, segundo as projeções, salvaria o partido da clausula de barreira.

Como também em política não tem almoço grátis, Ciro colocou suas exigências.

A primeira, controle do PSB no Ceará para que seu irmão, Cid, fosse o candidato a Governador. Okey, toparam.

A outra, ele seria o candidato do PSB a Presidente em 2010. Okey, toparam.

Deu tudo certo.

Cid Gomes ganhou o Governo com o numero 40. Ciro foi o deputado mais votado do Brasil pelo numero 40.

E agora, chegando o ultimo compromisso, o imblóglio. O PSB, dominado por Lula, o qual, aliás, está dominando tudo, menos o PSDB, o PPS e o PSOL e o PDT do Maranhão, está fraco para bancar Ciro contra Dilma.

Resultado disso é que Ciro embora tenha mais intenções de votos nas pesquisas do que Dilma está sendo desidratado que nem samambaia como candidato ao Planalto, restando-lhe apenas a candidatura a Governador de São Paulo com a qual ele nunca sonhou e que, honestamente, não deseja.

A única chance de Ciro ser candidato viável hoje à Presidência é Dilma continuar ruim nas pesquisas de intenção de votos.

Se ela continuar assim até março ou abril, aí o companheiro Lula poderá, talvez, quem sabe, rever sua estratégia e retirando sua preferida do páreo adotar Ciro como o preferido entre 10 estrelas do PT.

Esse é o risco que toda pessoa lúcida como Ciro, por exemplo, corre quando se envolve e acredita em perspectivas e promessas de quem estando com muito poder se avalia muito poderoso.

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá Ministro Vidigal:

Boa noite.
Mas, escute aqui: quem "elege" é o Lula ou é o eleitor?
E, se é o Lula quem "elege", elege como? E não tem só um voto, o dele?
Ou será que estou tentando me fazer passar por otário, quando todo mundo sabe como é que o Lula "elege"?
O Ministro Gilmar tem direito de cuspir no ouvido do Lula para dizer-lhe: "Tu és o cara, mas tu estás passando dos limites. Por menos disso que estás fazendo, o TSE "caçou" o Jackson Lago!
Vidigal, deixe o "caçou" assim mesmo! Abraços.