quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Eleição Plebiscitária

Ayle Gadelha, conhecido por nós, naqueles tempos da Veja em fraldas, como "o Indio", foi mais que um colega de trabalho. Dividimos o mesmo apartamento no Hotel Amália, na Xavier de Toledo, em São Paulo, por um bom tempo.

Um dia resolvi voltar para viver no Maranhão, onde cheguei planejando um curso no mesmo modelo do criado pelos irmãos Mino e Luis Carta e a partir de novas figuras renovar os quadros e a linguagem do jornalismo tupiniquim.

Os concludentes do curso, que fossem melhores classificados, ganhariam emprego nos jornais e rádios de então. E ganharam. O laboratório do que achavam ser coisa de louco era o Jornal de Bolso, dirigido por mim e Sebastião Jorge.

O Jornal de Bolso fez história.

Mas eu falava do Índio, o Gadelha, amigo e irmão. Ele migrou para a publicidade brilhando na MPM e depois montou sua própria e bem sucedida agencia no Rio de Janeiro. Conheceu Benedita da Silva então líder comunitária no Morro Chapéu Mangueira e passou a cuidar da sua imagem.

No marketing político, Gadelha ganhou com a eleição de Benedita, agora a Bené preta e favelada, para o Senado e depois a de Garotinho para o Governo com Bené de Vice.

Gadelha tem um blog, no qual analisa hoje as ultimas pesquisas sobre a próxima sucessão presidencial. Daqui em diante os comentários são dele.

Claro que o principal resultado desta nova Pesquisa CNT/SENSUS é que Serra continua derrotando Dilma e Lula teve pequena queda de avaliação positiva. Mas por outro lado temos que saber filtrar os exageros da mídia. Algumas observações:

Se pegarmos o histórico dos últimos 3 meses (embora com cenários diferentes, notaremos que os fatos relevantes são que Serra está em queda (atenuada na última comparação) e Dilma estabilizou, com variação positiva em maio provavelmente devida a maior exposição e com variação negativa em setembro provavelmente devida a menor exposição e aos respingos de Sarney.

Se fizermos o mesmo com o desempenho de Lula, veremos também que ele parou o crescimento, provavelmente por causa de Sarney – coisa que já passou. Não custa nada lembrar que, nos períodos correspondentes, Fernando Henrique também teve uma queda seguida pequena recuperação. (Devemos comparar, mantendo as devidas proporções, afinal em setembro de 2001 Fernando Henrique tinha apenas 34,5 de aprovação e 58,9 de desaprovação...)


Um comentário:

Anônimo disse...

Não tem nada comprovando que o apoio de Lula a Sarney foi a causa da queda de popularidade essa oposição como sempre inventando.