terça-feira, 8 de setembro de 2009

A Casquinha da Ferida

Bons modos à mesa, no andar, no trajar, no modo de falar, enfim mais que uma repaginada. Ter feito o curso da socila era garantia plena de aceitação.

Quando se via uma pessoa finíssima, bem educada, a conclusão era uma só – fez o curso da socila.

Até hoje não sei se socila era a sigla de uma escola, uma grife ou nome da diretora do curso. Consta que até para casarem muitas moças, e também rapazes, faziam antes o curso da socila.

Ciro Gomes me disse uma vez que estava precisando fazer um curso socila de linguagem. Reconhecia que a contundência verbal prejudicava o conteúdo do discurso e lhe tirava votos.

Passado algum tempo, olha aqui o Ciro falando:

A candidatura a Governador de São Paulo:

- Tudo o que eu puder fazer para não ser candidato a governador de São Paulo, eu farei. (...) No dia em que eventualmente tiver de mudar o domicilio, reafirmarei minha candidatura à Presidência. No mesmo dia. As pessoas perguntarão: então para que transferir o titulo? E direi: boa pergunta. Remeta ao PSB.

A aliança partidária que dá sustentação política ao Governo Lula:

- O problema não é a aliança, que é legitima. É que tipo de hegemonia moral e intelectual a preside. A coalizão que se desenha ao redor de Dilma é essa coalizão cuja hegemonia moral e intelectual é frouxa e deriva do excesso de concessões que o PT fazendo a um setor fisiológico, clientelista e patrimonialista, de cuja caricatura o Brasil teve noticia recente na crise do Senado. Isso é só a casquinha da ferida. Aqui na Câmara está do mesmo jeito. O País não agüenta. Só o Lula agüenta.

O problema do PMDB:

- O PMDB tem um problema. É uma grande frente de lideranças regionais, sem projeto para o País. Não se reúne, não tem proposta, não tem candidato. Isso é um legado insepulto da ditadura. E agora você vai conceder? Quer chamar o PMDB para conversar chama o Simon. Converso com ele de olho fechado.

Sobre as suas debilidades políticas:

Tenho um partido médio. (O PSB). Tenho uma indignação que às vezes se traduz em gestos interpretados como intempestividade. A gente aprende.

Comecei cedo. Fui prefeito de capital aos 29 anos, Fui o mais jovem governador do País, com 32 anos. Não tinha manual, fui fazendo. Tenho o hábito da franqueza. A cultura política do País exige muito mais moderação. Aprendi na luta, errando.

(Excertos da entrevista a Julia Duailibe, de O Estado de S.Paulo, domingo ultimo, 06.09.09.)

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá Vidigal, boa noite.
Você, homem do sertão, certamente conhece ou já ouviu falar em "aruá" (aquele bichinho que em algumas regiões transmite esquistossomose, mas em outras serve até de alimento e nem se chama Scargot, como na capital francesa) que, frito em banha de porco, como no passado, é um dos melhores tira-gostos daquela amarelinha curtida em tonéis de bálsamo.
Pois, duvido que o aruá seja encontrado nos mármores ou nos granitos de Brasília ou até mesmo nos salões do Itamarati. Mas ele vive no asfalto sim, onde o esgoto ainda corre à céu aberto. No Calhau, de São Luís, você encontra o transmissor da esquistossomose.
Pois, é tão raro encontrar "aruá" no mármore, quanto encontrar "político sincero".
E, taí um "político aruá". O Ciro, que só é quem é, porque nasceu Philomeno Gomes e, por via de conseqüencia, independente moral e financeiramente. É quente, vai honrar as linhas do PSB. Pode apostar.