segunda-feira, 20 de julho de 2009

Nós, de Novo

Isso de dizer que o Maranhão está em primeiro lugar no que não presta já se tornou quase um pleonasmo.

Agora, é a Fundação Getúlio Vargas que nos classifica, junto com o Piauí, entre os Estados com os piores Indicadores de Desenvolvimento Sócio - Econômico.

No quesito educação, por exemplo, entre 2001 e 2007, quase não houve avanço, foi tudo muito acanhado.

O período médio de estudos dos que conseguiram chegar a uma escola, que era de 3,3 anos, subiu no período para apenas 4,4 anos.

O Governo do Maranhão estufa o peito e diz que somam 64 bilhões de reais os investimentos em grandes obras no Estado.

Ora, o que quer dizer isso?

Um milhão e meio dos seis milhões e meio de habitantes estão no analfabetismo absoluto. Dois terços da população dependem do bolsa-família.

Investimentos em grandes projetos, por si só, não dizem nada quanto à melhoria da qualidade de vida da população se as prioridades não focam na condição humana, na questão social.

O que tem acontecido no Maranhão, até aqui, com esses bilionários investimentos tem se resumido a uma espécie de colonialismo econômico, em que os grandes investidores sentam praça, operam seus capitais sobre matéria prima de excelente qualidade, infra - estrutura privilegiada, mão de obra barata, ainda assim utilizada de forma quase escassa, retiram seus lucros e nada ou quase nada fica aqui num percentual mínimo de contrapartida social.

Nenhum comentário: