terça-feira, 14 de julho de 2009

Fala Dutra

Como o sr. avalia posição que ficou a bancada do PT no Senado?

Numa sinuca de bico. Os senadores do PT estão extremamente constrangidos. O Sarney enrolou o presidente Lula: primeiro, disse três vezes ao Lula que não ia disputar a presidência do Senado, mesmo número de vezes que Pedro negou a Cristo; depois, derrotou o Tião Viana e, não bastasse, apoiou Collor contra a Ideli Salvatti na disputa da Comissão de Infraestrutura.

Como fica a situação do PT no Maranhão com o apoio de Lula a Sarney?

Lá, estamos nos preparando para o pior. Primeiro, vão tentar comprar o diretório e os nossos nove prefeitos com cargos no governo de Roseana. Vão pegar os prefeitos pelo beiço que nem jumento ruim. Depois, se o diretório decidir algo que contrarie os Sarney, ele vai conseguir que o diretório nacional faça uma intervenção.

O sr. tem dificuldades para se eleger deputado, com essa oposição que faz a Sarney no estado?

Eu continuo me elegendo porque sou teimoso, e o Sarney não tem como me agarrar. Não tenho esquema com empresas ou prefeitos, só a militância pé no chão, com os humildes. O apoio de Dilma e Lula a Sarney não é ruim só para nós do Maranhão, não. O PT pode ter uma surpresa.

O sr. vincula o apoio de Lula a Sarney ao projeto Dilma 2010?

Sim, está evidente isso. Nós, de baixo, temos que tapar o nariz e aceitar tudo em nome do investimento de todas as fichas na candidatura da ministra Dilma. Já demos tudo para o PMDB. Até quando temos que continuar de joelhos? Fazer isso e achar que o povo não está vendo, é subestimar a sociedade, o povo, os movimentos sociais. É enterrar todo o capital que o partido construiu em 25 anos de luta.

(Do deputado Domingos Dutra (PT-MA) em entrevista a Evandro Éboli e Maria Lima,de O Globo, do Rio de Janeiro.)

Um comentário:

elisabeth zacchi disse...

Ministro, o grande crime é o povo do Maranhão ficar de fora dos direitos conquistados pela cidadania brasileira, a duras penas,a partir de árduas lutas sociais, e inserido na Constituição Cidadã de 88.Presunção de inocência só vale para os Sarneys? O povo do Maranhão é maior do que a história que lhe permitem viver.Sim, pq para viver no Maranhão, está claro, ainda precisa da permissão dos Sarney.Ou o senhor percebeu alguma evolução?