quarta-feira, 6 de maio de 2009

PSB Vai Punir os Infiés

O presidente do Diretório Estadual do Partido Socialista Brasileiro (PSB-MA), ex-deputado federal José Antonio Almeida, reafirmou a deliberação do Diretório Estadual, obtida por unanimidade na reunião ocorrida em 29 de abril, de fazer oposição ao governo do Estado, na administração Roseana Sarney.

A nota do Diretório Estadual, cuja íntegra é divulgada abaixo, afirma que nenhum filiado terá a permissão da legenda para atuar no governo, seja em primeiro, segundo ou terceiro escalão, e isso envolve, evidentemente, os detentores de mandato, inclusive deputados, prefeitos e vereadores. 

"É preciso não confundir, entretanto, a participação no governo, com o exercício de cargos, com a atuação institucional que autoridades filiadas ao PSB deverão desempenhar, na condução de seus mandatos, em eventos públicos ou mesmo em contatos institucionais com a governadora do Estado", esclareceu José Antonio.  

Ele citou como exemplo a questão das enchentes, dizendo que nenhum prefeito filiado à agremiação poderia ser punido se, por força da calamidade pública em que se encontra seu município, tiver que recorrer, inclusive solicitando audiência, à governadora do Estado, em busca de ajuda.  

José Antonio negou que a convocação do Diretório Regional do PSB tenha ocorrido em virtude de uma reunião entre os secretários de saúde do Estado e do Município de São Luís, e seja uma resposta à postura da vice-prefeita e secretária de Saúde, Helena Duailibe, como noticiou um blog de jornalista vinculado ao Sistema Mirante.

Disse também não haver qualquer sentido na especulação desse mesmo blog sobre qualquer censura ao fato do deputado Marcelo Tavares, presidente da Assembléia Legislativa, juntamente com muitas outras autoridades, haver participado de uma reunião de trabalho com a governadora Roseana Sarney, sobre a questão das enchentes em nosso Estado. 

"A reunião do Diretório teve pauta regularmente divulgada, e cuidou, além da conjuntura estadual, e do posicionamento do PSB sobre o governo, da aprovação da prestação de contas do ano de 2008, que foi apresentada, no dia seguinte, 30 de abril, ao TRE-MA", explicou Almeida. 

O presidente estadual do PSB refutou a informação divulgada em blog do Sistema Mirante, segundo a qual a decisão do PSB por fazer oposição ao governo biônico de Roseana Sarney tenha sido uma exigência do 1º Vice-Presidente, Edson Vidigal, candidato a governador no pleito de 2006.  

"A deliberação foi tomada por unanimidade de votos", disse, explicando que Vidigal presidiu a reunião normalmente, na condição de 1º Vice-Presidente, visto que não pode comparecer, porque foi intimado para uma audiência realizada na mesma data, designada por Juiz Eleitoral, no interior do Estado, em processo que atua como advogado.

O resultado da reunião do Diretório será oficialmente comunicado às instâncias partidárias, à Assembléia Legislativa e ao Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão. Segue a íntegra da nota do Diretório Estadual do PSB. 

O Diretório Estadual do Partido Socialista Brasileiro – PSB/MA – em virtude da deliberação adotada por unanimidade na reunião convocada para esse fim, no dia 29 de abril último, torna público o seguinte: 

1 - O PSB fará oposição ao governo de Roseana Sarney Murad, posição que é coerente com sua história de partido integrante do campo da esquerda socialista, democrática e popular, que luta por um Maranhão livre do domínio da oligarquia Sarney, e também por considerar que ela não recebeu, no pleito de 2006, o respaldo da soberania popular; 

2 – Os filiados ao Partido Socialista Brasileiro (PSB) devem-se considerar impedidos de participar do governo ilegítimo de Roseana Sarney Murad nos níveis de primeiro, segundo e terceiro escalão; 

3 – Os filiados ao Partido Socialista Brasileiro (PSB) que descumprirem esta deliberação partidária responderão por seus atos de acordo com o Estatuto e Regimento do PSB e, ainda, nos termos da Lei Federal n. 9.096/95 (Lei dos Partidos Políticos)."

Nenhum comentário: