segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Um Novo Segundo Turno

No caso de Londrina, Paraná, onde o vencedor do segundo turno teve a candidatura cassada, quem vai tomar posse na Prefeitura não será o segundo colocado nas eleições.

Será empossado quem vencer o novo segundo turno das eleições a serem disputadas entre o segundo e o terceiro colocados, dentro de no máximo 40 dias.

Assim decidiu, e decidiu corretamente, a justiça eleitoral do Paraná. Tem sido equivocadas as decisões judiciais mandando dar posse a quem não foi eleito.

A Constituição de 1988 diz que todo poder emana do Povo que o exerce por meio de representantes eleitos. Ora, segundo colocado é segundo colocado. Não foi eleito.

Oportuno registrar que o Supremo Tribunal Federal ainda não se pronunciou em nenhum momento quanto a essa determinação constitucional. Mas ainda irá se pronunciar.

Há um princípio de direito que determina - in dúbio, pro societá. Em casos que tais, quando há dúvida, decide-se em favor da sociedade.

Se todo o poder emana do Povo, só o Povo pode dizer, em nova consulta, quem deve ser o primeiro colocado, ou seja, o eleito.

Nenhum comentário: