quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Deu Na Folha

Interessado em viabilizar Dilma Roussef, Chefe da Casa Civil, à sua sucessão, o Presidente Lula estaria agora vinculando seu envolvimento na eleição para a Mesa do Senado a eventuais apoios à sua candidata, em 2010.

Segundo Kennedy Alencar, articulista da Folha de São Paulo, Lula trataria sob esse enfoque a questão num encontro que teria ontem com o Senador Sarney, que quer ser o candidato, sim, à presidencia Senado, mas por aclamação. Mas o encontro não se realizou.

Eis aqui, na íntegra, o texto de Alencar, em colaboraçao com LETÍCIA SANDER, ADRIANO CEOLIN e SIMONE IGLESIAS, da Sucursal de Brasília:

"Se José Sarney (PMDB-AP) declarar hoje que deseja ser candidato à presidência do Senado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva articulará um acordo para que o PT apoie o peemedebista.

Segundo a Folha apurou, em troca, Lula incluirá no acordo PT-PMDB o suporte peemedebista à eventual candidatura da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, à Presidência, em 2010. Lula estudará ainda eventual acomodação da ala petista do Senado no ministério.

Segundo a Folha apurou, Lula recebeu a informação de que Sarney quer ser candidato para fortalecer o seu clã político no Maranhão e o grupo peemedebista do Senado.

A presidência da Casa também daria ao ex-presidente da República força para tentar frear eventual operação da Polícia Federal contra um filho dele. A PF investiga suposto caixa dois nas eleições de 2006 de empresa comandada por Fernando Sarney.

Lula deseja uma conversa definitiva com José Sarney. Se ele disser sim, Lula falará com o senador Tião Viana (AC), candidato do PT a presidente do Senado, para que ele desista da candidatura. Se Sarney disser não, Lula pedirá que o peemedebista convença o seu partido a apoiar Tião e a retirar a candidatura de Garibaldi Alves (RN), atual presidente da Casa.

A Folha apurou que Lula passou a ver as eleições para as presidências da Câmara e do Senado como uma oportunidade para reforçar a eventual candidatura de Dilma à sua sucessão. Para isso, Lula incluirá no acordo a confirmação do apoio do PT ao peemedebista.

Tião e Garibaldi se uniram ontem numa tentativa de constranger as articulações em torno de Sarney. Ambos tiveram um encontro reservado, no início da tarde. Ao fim do dia, numa entrevista lado a lado, os dois reafirmaram que são candidatos e vão permanecer na briga pelo comando da Casa

"Não há recuo", disse Garibaldi. "Minha candidatura vai até 2 de fevereiro. Tenho compromisso com cinco partidos desta Casa, que me apoiam", prosseguiu Viana. Lula, segundo interlocutores no Planalto, voltou de férias disposto a interferir na escolha da presidência do Senado. "O presidente acha que é conveniente começar [as conversas] por Sarney", afirmou o ministro José Múcio Monteiro (Relações Institucionais)."

Nenhum comentário: