quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Azul nos Céus

Num dos prédios de Alphaville, quase ao lado dos estúdios de Gugu Liberato, em Barueri, SP, onde ele ainda grava seus programas para o SBT, as pessoas se movimentam de maneira às vezes frenética como se corressem contra o tempo.

Seguem uma cronologia rígida porque eles lá também estão com data e horário para levarem o seu projeto ao ar. Não é uma nova novela, nem programa de televisão.

O que vai para o ar é o primeiro avião da Azul, a nova companhia aérea que vem aí com tudo para incomodar a concorrência. Daqui a dois anos, em 2010, a Azul estará voando com 26 aviões para 15 cidades, transportando, em média, 2,5 milhões de pessoas.

O inspirador maior deste desafio é David Neeleman, nascido em São Paulo, Capital, filho de pais americanos, brasileiro nato.

Nos Estados Unidos onde foi educado e se tornou empresário bem-sucedido no ramo da aviação comercial, não sem antes morar por dois anos no Brasil como missionário mórmon, David dirige a JetBlue, que ele próprio fundou.

A empresa faz sucesso nos Estados Unidos porque vende passagens pelo menor preço e presta à clientela serviços diferenciados.

Com essa experiência ele quer fazer da Azul a maior companhia aérea do Brasil. Todos os aviões serão fabricados no Brasil, jatos Embraer 195, faturamento total para a industria brasileira de 3 bilhões de dólares.

Cada avião terá apenas 118 poltronas com quatro assentos por fileira, sem aquela incômoda poltrona do meio e com mais espaço entre as duas.

Assim ninguém reclamará do gordo ao lado, nem do mal educado que ao querer ler um jornal abre os braços quase esfregando a mão na cara do distinto passageiro ao lado.

Vai ter TV ao vivo com monitores individuais. David promete 41 canais de TV a cabo à disposição dos passageiros. Diz que as pessoas vão se sentir tão bem que até farão a torcida para que o avião não chegue logo ao destino.

O lanche? Vai ser self-service. Antes do embarque, o passageiro pega uma sacola e escolhe entre muitas opções o que levar para comer à hora que quiser durante a viagem.

Te cuida TAM, te cuida GOL!

Nenhum comentário: