segunda-feira, 21 de julho de 2008

Policiais Despreparados Continuam Atirando e Matando

Um policial militar embriagado, em Igarapé do Meio, interior do Maranhão, disparou vários tiros a esmo, achando que assim poderia apartar uma briga de rua, e acabou baleando uma menina de 13 anos, que morreu na hora.

O crime aconteceu ontem, domingo à tarde. A população do pequeno municipio, revoltada, ateou fogo na delegacia de policia e na Camara Municipal.

A Secretaria de Estado de Segurança Cidadã do Maranhão informou que o policial, conhecido como Ramos, estava à paisana quando foi avisado sobre uma briga no local. Uma pessoa teria sido esfaqueada durante a briga e o policial atirou diversas vezes para tentar acertar o suspeito da facada. Um dos tiros atingiu a criança, que morreu no local.

Em meio ao fogaréu na delegacia, nove presos fugiram levando armamentos. Parentes dos presos, segundo a Secretaria de Segurança, garantiram que eles vão voltar só não se sabendo para onde, ja que o incendio da delegacia foi devastador.

O policial autor dos disparos está foragido, e antes disso acontecer ele ja respondia a processo administrativo.

A segurança pública no Maranhão está parcialmente acéfala porque tanto o Comandante Geral da Policia Militar, Cel. Pinheiro Filho, quanto o Delegado Geral da Policia Civil, Delegado Jefferson Portela, se declararam na contra-mão do Pronasci, o programa nacional de segurança com cidadania, ao qual aderiu o Estado atraves de convenios firmados com o Governo Federal, que financia a maior parte dos investimentos no setor.

Eles nao aceitam a proposta do Governo Federal, encampada pelo Governador Jackson Lago, de reunir sob unica coordenação todo aparelho de segurança do Estado juntando-o, sempre que necessário, aos orgaos de segurança federal, sob a coordenação do GGI/Gabinete de Gestão Integrada.

O Delegado Geral da Policia Civil declarou que "esse negócio de policia cidadã é um verdadeiro engodo". Já o Comandante da PM confirmou que "determinou o retorno de todos os policiais envolvidos nas operações da Policia Militar, no interior do Estado".

O Governador Jackson Lago está em viagem oficial a Cuba, sendo esperado em São Luis nas próximas horas.

Outros casos que denunciam o despreparo de policiais militares para ações de ruas são trazidos pelo noticiário on line.

Na última sexta-feira (18) a menina Maria Eduarda Ramos de Barros, 9, morreu em Recife após um tiroteio entre policiais e assaltantes. Testemunhas disseram que os policiais militares, acionados para atenderam a ocorrência de assalto, começaram a troca de tiros. Os PMs que participaram da ação foram afastados.

No dia 28 de junho o estudante Daniel Duque, 18, foi morto com um tiro disparado pelo soldado Marcos Parreira do Carmo na porta de uma boate, em Ipanema (zona sul do Rio). O policial fazia a segurança do rapaz, filho de uma promotora de Justiça.

Em outra ação desastrosa, no dia 6 de julho, o menino João Roberto Amorim, 3, foi morto com três tiros disparados por dois policiais militares que atiraram contra o carro da família na Tijuca (zona norte), durante uma suposta perseguição.

A estudante Rafaele Ramos Lima, 20, morreu no no dia 13, em Porto Amazonas (PR), durante uma perseguição policial em Porto Amazonas (PR). O carro onde ela estava com um amigo foi confundido com um veículo suspeito e foi atingido por vários disparos. A jovem, que estava no banco do passageiro, morreu com um tiro na cabeça.

Refém de um assaltante, o administrador Luiz Carlos da Costa, 36, foi morto com tiros disparados por PMs em São Cristóvão (zona norte do Rio), na segunda-feira (14) passada. (Com informações da Folha On Line).

Nenhum comentário: