quinta-feira, 10 de julho de 2008

Juiz Manda Prender Dantas

O banqueiro Daniel Dantas foi preso novamente horas depois de ser solto, informou a Polícia Federal. Ele foi preso no Rio de Janeiro. A prisão agora é preventiva e o pedido foi feito pelo mesmo juiz, Fausto Martin de Sanctis, da 6ª Vara Federal Criminal de São Paulo.

Novos elementos foram apresentados, e o juiz decidiu pela prisão por conter elementos mais consistentes.

Na noite de ontem, o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Gilmar Mendes, decidiu pela liberação do empresário e outras dez pessoas, incluindo sua irmã Verônica Dantas. Eles estavam em prisão temporária.

Na decisão, Mendes considera "desnecessária" a prisão preventiva dos suspeitos, pois não há ameaça às provas colhidas durante a operação da Polícia Federal.

Na última terça-feira, foram presos o banqueiro, que é dono do Opportunity, o mega-investidor Naji Nahas, o ex-prefeito Celso Pitta e outras 16 pessoas durante a operação Satiagraha, deflagrada pela PF. Outros cinco estavam foragidos até a manhã de hoje.

Segundo as investigações, os acusados encabeçavam dois grupos criminosos que, associados, faturaram no mercado de ações mediante informações privilegiadas e lavaram dinheiro em paraíso fiscais.

Segundo o Ministério Público Federal, o grupo de Dantas movimentou entre 1992 e 2004 quase US$ 2 bilhões por meio do Opportunity Fund, uma offshore nas Ilhas Cayman, no Caribe.
Fonte: Uol.

Nenhum comentário: