quarta-feira, 16 de julho de 2008

Dantas Grampeou o Juiz

Frustrados na tentativa de subornar o Juiz De Sanctis, agentes a servico do banqueiro Daniel Dantas passaram a monitora-lo, grampeando seus telefones e seguindo seus passos.

Depois foi que partiram para cima dos policiais federais propondo suborno de um 1 milhao de dolares a um Delegado.

A Diretora Juridica do Banco Oportunity, Danielle Silbergleid Ninnio, falou num telefonema, interceptado com autorização judicial, que o Juiz tem todos os defeitos, mas não e corrupto.


A diretora jurídica do Opotunity fala, ainda, sobre o coronel do exército israelense Avner Shemesh. Ao ser questionado por um funcionário do Opportunity "se o cara lá é o Abner da Kroll", ela o corrige dizendo que é Avner. A Kroll nega qualquer relação com Shemesh.

Para a Policia Federal, no entanto, Shemesh seria ex-funcionário da Kroll "contatado para implementar espionagem (que é a sua especialidade) e investigação ilegal contra magistrados federais da cidade de São Paulo".

Em diálogo de 13 de dezembro de 2007, o banqueiro Daniel Dantas pediu a Danielle que usasse "relatórios da Kroll" no processo que o Citibank tinha contra o Opportunity em Nova York.

Dantas não diz quando os tais relatórios foram feitos, mas afirma que "no relatório da Kroll fala que a Telefonica Itália (Telecom Itália) pagou ao prefeito de Santo André... e o prefeito de Santo André foi morto (Celso Daniel, assassinado em 2002)". A Kroll mais uma vez nega.

Sobre Dantas, os delegados da PF afirmam que "a profissionalização dos agentes envolvidos na lavagem é de grandes proporções, razão pela qual o grupo criminoso já chegou até a contratar empresa internacional de espionagem (Kroll)".

A PF interceptou ainda e-mails de funcionário do Opportunity que mostrariam, segundo um integrante da força-tarefa, "indícios de que o grupo tentou se precaver contra uma possível ação da PF". Após o vazamento da informação sobre a existência da investigação sigilosa contra Dantas, em abril, um funcionário do banco conversa sobre a instalação de novo servidor do banco.

Para os federais, é possível que o banco tenha mudado o disco rígido do servidor de rede para evitar que informações sigilosas fossem achadas em busca da PF - como a da Operação Chacal, de 2004. Em outro e-mail, uma pessoa ligada ao grupo diz que mudou seu e-mail. O objetivo, segundo a PF, era evitar a a ação da PF, do MPF e da Justiça Federal.

Conversa entre Danielle Silbergleid Ninnio e um homem não identificado (HNI)

Trecho 1

HNI: "Oi..."

Danielle: "Oi... olha só eu

tenho informações um pouquinho preocupantes, viu..."

HNI: "É..."

Danielle: "É que eu vou te falar, a gente descobriu, esse juiz, o Fausto... meio que organizou um motim... deixe eu te explicar o que ele fez... quando a gente entrou com HC preventivo ele reuniu todas... e a Cecília pediu informações... ele reuniu todos os juízes e falou que a gente tava litigando de má-fé, que era um absurdo... como que a gente tinha tido acesso, como a gente queria informação... ele meio que consultou todo mundo a não prestar informações a gente, pra deixar a gente absolutamente blind (cego, em inglês), entendeu? E acabou que a maioria não deu informação e os três que não deram informação são as pessoas que tão mais ligadas a ele, e a informação que veio da gente... é que a gente ficasse muito atento, porque ele tem todos os defeitos do mundo com exceção de ser corrupto, que ele não é... segundo que foi informado, mas que ele assim... é um f.d.p. de primeira... adora holofote... adoraria fazer uma arbitrariedade, e que tava ?p? da vida que isso aqui foi monitorado, entendeu?"

HNI: "(Inaudível) foi o que o

Mirza te falou que era melhor não mexer que o cara é... "(inaudível)"

(...)

Trecho 2

Danielle: "Ele não quis entrar com aquele negócio que eu te falei que a gente ficou de trabalhar, e eu quero discutir um pouco isso com... com ele. Eu vou até ligar daqui a pouco ou amanhã de manhã se eu não conseguir agora, pra aquele outro amigo que eu tava dando informação também, acho que mal não faz ele saber disso, entendeu, porque talvez ele corra atrás de alguma coisa com mais... com mais pressa, e vou colocar uma pressãozinha nele..."

HNI: "Então é bom ele ficar, é bom ele saber disso..."

Danielle: "É porque é assim a gente tem informação de um
depois tem de outro, quer dizer mal não faz...

HNI: "Tá..."

Danielle: "Tá, qualquer coisa eu te falo

Nenhum comentário: