domingo, 1 de março de 2020

Quanto tempo dura o período de incubação do coronavírus?

A evidência de um período de incubação duas vezes maior do que o estimado atualmente é motivo de preocupação entre as autoridades de saúde. Um período de incubação mais longo teria consequências drásticas.
   
O período de incubação para um novo vírus é normalmente entre dois e 14 dias. A OMS da Organização Mundial da Saúde , o Instituto Alemão Robert Koch e o Ministério Federal da Saúde  assumem que é o tempo que leva entre a infecção e o aparecimento dos sintomas do coronavírus também. Consequentemente, os casos suspeitos continuam isolados por duas semanas.

Zhong Nan Shan, chefe do painel nacional de especialistas da China para o controle de doenças pulmonares e um dos principais epidemiologistas, também descobriu que os primeiros sintomas geralmente aparecem após três dias. Sua equipe examinou 1.099 casos de 552 hospitais na China.

No entanto, esses resultados preliminares exigem investigação adicional, disse Zhong Nan Shan, que descobriu o coronavírus SARS em 2003. Em casos raros, o período de incubação do novo coronavírus pode ser de até 24 dias, de acordo com um estudo publicado na  plataforma de pesquisa médica medRxiv no  início deste mês. O relatório colocou o período médio de incubação em três dias, com um intervalo de zero a 24 dias.

Casos individuais ou controle defeituoso?

Alguns dias atrás, um relatório do governo da província de Hubei, o epicentro do vírus, causou sensação quando um homem de 70 anos apresentou os primeiros sintomas 27 dias após a infecção. No entanto, de acordo com Christian Drosten, especialista em coronavírus da Alemanha, do hospital Charité, em Berlim , esses casos individuais têm um significado limitado, pois a exposição a um vírus pode ser difícil de determinar.

"Uma fonte frequente de erro com períodos de incubação aparentemente muito longos é a exposição intermediária despercebida", disse Drosten, acrescentando que não vê um motivo para alterar as estimativas de tempo de incubação existentes.

Diferentes corpos reagem a diferentes velocidades

Não é surpreendente que diferentes pacientes reajam de maneira diferente aos patógenos e que os períodos de incubação às vezes possam variar consideravelmente, de acordo com  Thomas Pietschmann, virologista molecular da Twincore, Centro de Pesquisa de Infecção Clínica e Experimental.

"Os vírus têm características diferentes quando se espalham em um hospedeiro e suprimem a resposta imune ao mesmo tempo. Esses processos levam a uma situação em que leva mais tempo ou o vírus é detectado mais cedo e os sintomas começam", disse Pietschmann à DW. .

Os dados de saúde melhoram à medida que se aprende mais sobre o coronavírus

Está gradualmente ficando mais claro que em alguns casos há períodos de incubação consideravelmente mais longos, disse Jonas Schmidt-Chanasit, do Centro Alemão de Pesquisa de Infecções . A grande maioria dos infectados apresenta sintomas após apenas uma semana, mas mais casos significam mais informações sobre a doença que surgiu no final de dezembro de 2019.

"Temos mais dados mostrando isso - e isso deve ser enfatizado novamente - em alguns casos, o período de incubação pode ser maior, até mais de um mês", disse Schmidt-Chanasit à DW. "No entanto, a maioria dos pacientes fica doente dentro de uma semana."

O que significa um período de incubação significativamente mais longo?

Se o período de incubação do vírus for significativamente maior do que os 14 dias presumidos, poderá ter um impacto drástico nos esforços para conter a epidemia. Nesse caso, o período habitual de quarentena de 14 dias seria insuficiente. Se, por exemplo, muitas pessoas na China retornarem ao trabalho após uma licença compulsória de duas semanas, isso poderá levar a uma segunda onda de infecções.

Japão Kreuzfahrtschiff Diamond Princess (aliança de fotos / AP Photo / E. Hoshiko)
Tripulação e passageiros da Diamond Princess devem ficar em casa por mais duas semanas após duas semanas de quarentena

O ministro da Saúde do Japão, Katsunobu Kato, convidou todos os passageiros e tripulantes do navio de cruzeiro "Diamond Princess" a ficar em casa por mais duas semanas após a quarentena de duas semanas a bordo. Dois australianos foram diagnosticados com o vírus em casa, apesar de terem sido negativos no "Diamond Princess".

Fonte: DW Deutsche Welle, Alemanha

Nenhum comentário: