domingo, 23 de fevereiro de 2020

Baderna policial no Ceará já soma 88 assassinatos em três dias consecutivos.Pessoas são mortas nas ruas, nas portas de casas, aleatoriamente. Bandos de mascarados armados impõem medo e terror

Um balanço divulgado ontem, sábado (22), pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) do Estado do Ceará mostra que da 0h de quarta-feira (19) às 23h59 de sexta-feira (21) foram registrados 88 assassinatos, a maior parte na capital.

Os ministros Fernando Azevedo e Silva (Defesa), Sergio Moro ( Justiça e Segurança Pública) e André Mendonça (Advocacia-Geral da União) desembarcam amanhã, segunda-feira (24), em Fortaleza.

Até agora, o governo estadual afastou 167 policiais militares que participam da paralisação. O afastamento por 120 dias e a abertura de processos disciplinares foram divulgados no Diário Oficial do Estado na última sexta-feira.

Os agentes investigados ficarão fora da folha de pagamento a partir deste mês de fevereiro. Os policiais também deverão entregar identificações funcionais, distintivos, armas, algemas, além de quaisquer outros itens que os caracterizem nas suas unidades.

Desde o início da paralisação, na última terça (18), homens encapuzados invadiram quartéis, depredaram e esvaziaram pneus de veículos da polícia. O grupo protesta contra a proposta de reajuste da categoria apresentada pelo governo.

Os processos disciplinares contra os militares afastados serão conduzidos de duas maneiras. Um delas envolve os inquéritos militares que serão julgados pela Justiça Militar. Já os procedimentos administrativos disciplinares serão realizados pela Controladoria-Geral de Disciplina (CGD).

O assunto ganhou repercussão nacional quando o senador Cid Gomes (PDT-CE) pilotou na quarta-feira (19) uma retroescavadeira para invadir um local onde policiais militares faziam motim em Sobral (CE).

Na ocasião, o senador, que já foi Governador do Estado por dois mandatos consecutivos, foi alvejado  com tiros tendo uma bala lhe atravessado a clavícula e outra se alojado no tórax. Está num hospital em Fortaleza, fora de perigo, mas sem previsão de alta.

Fonte: Agência Brasil.

Nenhum comentário: