quinta-feira, 17 de abril de 2014

Humanos

E tudo se passou tão rápido. No domingo, a chegada triunfal. E chegou marcando a diferença. Os poderosos preferem cavalos de força, bonitos, de raça rara. Ele, não. Preferiu entrar na cidade montado num jumento.

E por onde passou adentrando a cidade o Povo o aclamou acenando com ramos de flores e de folhas de arvores. Foi a glória! Vivas ao Rei.
Havia uma leitura política.

A dominação romana sobre a antiga Judeia chegara a escalas insuportáveis. O Povo tinha que se submeter ao direito estatal romano e às leis que os chefes religiosos interpretavam sempre de forma antiquada sem considerações com as realidades

Os chefes locais colaboravam com o opressor. Na reciproca, recebiam cobertura. No fundo, eram aliados. Os interesses pela manutenção do status quo coincidiam.

Aquele homem na casa dos 30 anos, de ar sereno, olhar firme, em nada pedante, sempre humilde, - que embora sendo o Filho de Deus não agia como se fosse o Pai  - aquele homem que chegara domingo montado num jumento causando um desassossego entre as elites donas do templo e aclamado pelo Povo como o seu novo Rei era um subversivo.

Tinha que ser eliminado.

Para os zelotas do partido nacionalista, não.

O jovem contestador era de fato, em pessoa, a verdade e a luz que chegava para apagar as trevas daquela dominação e assegurar um novo tempo com paz, independência e prosperidade.

Os nacionalistas não tinham duvida. Aquele homem humilde, único sobrevivente do morticínio patrocinado por Herodes há pouco mais de três décadas contra todos os recém - nascidos porque entre eles poderia estar o Messias anunciado ao mundo pelos Profetas encarnava o libertador.

Como sempre, os donos do templo tocados pelo medo de perderem o poder urdiram a intriga.

Levado a julgamento, o Procurador regional Pôncio Pilatos concluiu que nenhuma lei romana fora violada. Na intenção de poupa-lo ainda tentou anistia-lo num plebiscito de voto aberto à base do grito. Não deu certo. Entre Cristo e Barrabás, o povão atiçado pelas elites incomodadas preferiu Barrabás.

E assim devolvido à jurisdição local, o homem que no domingo fora aclamado pelo Povo como o novo Rei de Israel foi torturado e morto na sexta feira.

Foi apóstolo da paz, do amor e da concórdia. "Amai-vos uns aos outros... Quando vos insultarem e vos perseguirem pela causa da justiça, lançando contra vós todo tipo de calunia, alegrai-vos e exultai porque assim também perseguiram os profetas que existiram antes de vós... Vós sois o sal da terra, mas se esse sal se desvirtuar com que então se salgará? Vós sois a luz do mundo... Concilia-te sem demora com o teu adversário enquanto estás em caminho com ele; para não suceda que esse adversário te entregue ao Juiz e o Juiz te entregue ao Ministro e te encerrem na prisão... Ora, isso já naquele tempo.

Conciliação não é submissão. Conciliação é compreensão. Conciliação é anistia ampla e reciproca. Conciliação é optar pela paz e começar tudo de novo sempre ao lado da verdade.

Nenhum comentário: