quinta-feira, 23 de maio de 2013

Habemus

Tudo indica que, a depender da Dilma, a composição do Supremo Tribunal Federal, desfalcada em um Ministro, desde a aposentadoria do Britinho em setembro do ano passado, logo estará completada.

A Presidente e o Cardoso, seu Ministro da Justiça, acertaram hoje a indicação para a avaliação do Senado do Professor Luís Roberto Barroso, um dos nomes mais respeitados na comunidade jurídica.

O futuro Ministro, além de Professor de Direito Constitucional na UFRJ, é Advogado com atuação bem sucedida em diversos casos no STF, alguns de grande repercussão, dentre os quais:

- o reconhecimento do direito da gestante interromper a gravidez de fetos anencéfalos, a proibição de nepotismo na administração pública, a legitimidade de pesquisas com células – tronco embrionárias, o reconhecimento da união homoafetiva e a rejeição da extradição do italiano Cesare Batisti, ex ativista da esquerda politica, condenado sob a acusação de ter integrado grupo terrorista.

Conheço pessoalmente o Professor Barroso há mais de 10 anos, com quem, aliás, sempre me dei muito bem. Não faz o tipo snobe nem aparenta a pessoa de grandes conhecimentos jurídicos que é. Lhano no trato, discreto e muito firme nas suas convicções.

Nenhum comentário: