quarta-feira, 17 de abril de 2013

Parentesco

A OAB do Maranhão recusou a inscrição de Samir Murad na lista dos candidatos à vaga de Desembargador do Tribunal de Justiça destinada a advogados. 

Por maioria de votos, a rejeição se deu ao argumento de que Murad é cunhado de Roseana Sarney Murad e que sua eventual nomeação configuraria nepotismo. 

A lista da OAB é de seis nomes tirados dentre os advogados de notável saber jurídico e reputação ilibada. Ora, não há um Murad no Maranhão que não preencha esses requisitos.

Cabe ao TJ reduzir a lista de seis para três nomes e à Roseana nomear um deles. O Murad recusado, no caso o doutor Samir, realmente é irmão de Jorge e Ricardo, sendo, assim, cunhado da Governadora. 

Mas quem disse que cunhado é parente? Cunhado não é parente. Não obstante, não deixaram o Ricardo ser Governador uma vez sob o mesmo argumento.

Parente mesmo é o Macieira, Presidente da OAB, filho do Roberto, irmão da Dona Marly, mãe da Roseana. Primo, sim, não pode. 

Aliás, quando foi candidato pela primeira vez à Presidência da OAB o Macieira se queixou muito desse parentesco. Por conta do qual perdeu muitos votos.

Nenhum comentário: