quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Vedetismo Com Baixaria


Fez bem o Deputado Dutra, do PT do Maranhão, onde aliás não é nada benquisto pela banda maior aliada ao mandonismo local, em retirar dos autos da sessão de hoje, como se nada houvesse, o discurso grosseiro do Deputado Bolsonaro, não só grosseiro, mas altamente desrespeitoso com a pessoa da Chefe de Estado e Presidente do Governo, a Senhora Dilma Roussef.
Não se trata aqui de censura ou qualquer forma de restrição à liberdade de expressão. Trata-se da defesa de normas de civilidade  que delimitam a convivência entre as pessoas, por mais largas que sejam as divergências de opinião.
O Deputado Bolsonaro, e não é de hoje, tem recorrido à grosseria e até ao linguajar chulo, improprio numa Casa de Parlamento, a pretexto de defender as suas ideias. Tem todo o direito de expô-las e sustenta-las num debate civilizado. Mas não tem o direito de, escudando-se na imunidade parlamentar, ferir a dignidade de pessoas, mesmo indo depois se escusar na desculpa que não teve a intenção ou que foi mal interpretado.
O Parlamento, ainda que alguns o queiram, não é o chão vazio onde as cabras vadias, lembrando aquela das crônicas desportivas de Nelson Rodrigues, pastavam como queriam. Até mesmo sola de sapato velho. O Parlamento, mesmo porque é a Casa do Povo, é lugar onde os representantes do Povo, honrando o mandato, devem se portar civilizadamente, ainda que não tenham na vida pregressa algo como o berço de uma boa educação.
O Deputado Bolsonaro, talvez porque já escapou ileso de outras no Conselho de Ética, não está sabendo medir o quanto carrega em ofensas à honra alheia os seus calculados destemperos verbais.
Parece agora ansioso que lhe invoquem o Regimento Interno para um processo de cassação por falta de decoro. Assim, terá mais tempo de palco e de holofotes da mídia. Talvez na certeza de que a plebe rude o considere, como se diz no Ceará, o macho.

Um comentário:

Celson disse...

Bolsonaro cometeu, no máximo, uma injúria, crime esse agasalhado pela imunidade parlamentar. Se é que cometeu tal crime. Chamar alguém de homossexual é crime? Dizer que alguém gosta de gay é crime? desde quando isso é ofensa? Mesmo que fosse crime, ele já está protegido pela imunidade. Que imunidade é essa que não assegura o parlamentar o direito de falar o que pensa? Não se pode ter liberdade de expressão só pra falar o que agrada as pessoas. Isso não é liberdade de expressão. O STF já disse que pode, inclusive, fazer marcha pedindo a descriminação do uso de maconha. Isso pra mim, é uma ampla liberdade de expressão.
Min., eu prefiro uma ampla liberdade a esses silêncios. Essa restrição de discurso de um parlamentar me assusta, pois se se faz com ele isso que dirá com os pobres mortais. Entre restrição e liberdade eu prefiro a liberdade. Não se tem liberdade pra falar só o que agrada os outros. Se a pessoa sofrer danos, há juízes no Brasil, há juízes!! Que negócio é esse de restringir a opinião de parlamentar. Essa prerrogativa não é dele, mas de seus representados.
Quanto ao PT, é certo que esse partido tem essas pretensões autoritárias, v.g., Dutra.
Não há demérito nenhum em ser homossexual, daí discordar dessa sua avaliação. A pessoa faz o que quer da vida.
Parece que estamos caminhando pra um regime de exceção, em que já impõe o limite da opinião. Isso começa com essa do politicamente correto. É a maior forma de premir o direito de falar. Mas ninguém repara isso, mas ta í.