terça-feira, 25 de outubro de 2011

The End


Depois de 4 dias estirado no chão de um freezer num mercado público em sua cidade natal, Misrata, tempo em que milhares de pessoas passaram em filas se certificando que era o dele mesmo, o corpo de Muamar Kadafi foi enterrado hoje em algum lugar da Líbia, que será mantido em segredo para evitar que o túmulo se transforme em destino de peregrinações.
Os déspotas até mais que os homens públicos decentes exercem, principalmente depois de mortos, um certo fascínio nas pessoas na medida em que suas histórias, com o passar dos tempos, vão ficando mais distantes.
Mussolini, o ditador italiano que atirou seu País aos pés de Hitler, levando seu Povo à catástrofe da segunda guerra mundial, e que acabou dependurado de cabeça para baixo num posto de gasolina em Milão, e o Povo acorrendo para ver se era dele mesmo aquele cadáver obeso, é ainda hoje no Cemitério de Predápio, sua cidadezinha natal, o endereço de tumulo mais visitado.
Muamar Kadafi, apenas mais um dentre os tantos que se acharam donos dos outros e dos seus destinos, foi perdendo a noção dos limites contagiando com essa insanidade o seu circulo de poder, a começar pelos filhos que agindo como bem entendiam se julgavam os intocáveis.
Os meninos do Kadafi não imaginaram, talvez, que tão logo o pai todo poderoso e influente no norte da África batesse os cambitos eles seriam os primeiros a serem agarrados. Dois foram executados na fuga. Um outro, o mais saliente, herdeiro presuntivo, está em fuga cruzando fronteiras usando como disfarce uma peruca na cabeça.

Nenhum comentário: