quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Cremável


A conversa que amanhece hoje em Brasília é que a demissão do Ministro dos Esportes, Orlando Silva, acontecerá a qualquer hora.
O Lula, que no começo deu apoio ao Ministro e ao seu partido o PC do B orientando-lhes para que resistissem, queixou-se da falta de informações mais claras para se situar numa defesa mais ostensiva.
- Cada um que vem fala de um jeito, teria dito em Manaus pouco antes de embarcar para o México, onde recebe hoje candidatos à Presidência do País.
Ontem o Rabelo, o Presidente nacional do PC do B, foi chamado ao Palácio, mas não para se reunir com a Dilma e, sim, com o Gilberto, o Secretário - Geral.
O Rabelo apareceu várias vezes nas inserções destinadas ao PC do B no rádio e na televisão. É consensual que a imagem pública dos comunistas, comprometidos com a gestão pública com probidade, ética, decência, honestidade, já está afetada nacionalmente.
Pipocam denúncias de convênios irregulares, de dinheiros não aplicados ou mal aplicados por prefeituras.Todo trabalho agora será voltado para limpar a barra da legenda e a imagem dos seus expoentes nos Estados.
O Ministério dos Esportes, que já teve Pelé e Zico como titulares, era um patinho murcho na Esplanada, minguando à falta de verbas, até que o PC do B, primeiro com o Agnelo e depois com o Orlando, lhe deu dimensão mais comunitária.
A proximidade da Copa do Mundo e das Olimpíadas, ambas no Brasil, e por conseguinte o grande volume de recursos e de negócios daí decorrentes, atiçou o apetite dos outros partidos da base aliada, a começar pelo PT e pelo PMDB.
Tirar um Ministro do Governo hoje no Brasil é a coisa mais fácil. A fórmula é conhecida. Com a ajuda de algum dissidente ou insatisfeito porque não lhe deram a mais, monta-se uma extensa pauta de matérias com acusações, verossímeis ou não, para várias semanas.
Isso em alguns casos, por coincidência, acaba interessando também ao Governo que vai deixando o alvejado arder na fogueira das suspeições e das reprovações da opinião pública, a não ser que corra antes e peça logo para sair, imediatamente.
O fato novo, que nem é tão novo assim, porquanto por demais previsível, é que a Carmen, no STF, sorteada relatora do Inquérito, deu prazo de 15 dias para o Orlando responder às acusações.
Ora, isso é rito procedimental corriqueiro, está na lei. Não poderia ser diferente. Ela mesma, a relatora, pode, ao final, se convencida de que não há indícios suficientes de materialidade e de autoria, mandar arquivar o inquérito.
De qualquer modo, esse inquérito, agora formalizado à base de representação dos partidos da oposição, é o pretexto firme que o Governo precisava para mandar o Orlando ir embora e, até aqui, saindo pela porta da frente.
O PC do B vai escolher dentre os seus um outro nome para ser o novo Ministro dos Esportes, cuidar dos preparativos da Copa, das Olimpíadas e, também, do programa Segundo Tempo que todo Prefeito quer levar, em verbas, para o seu Município.  

Nenhum comentário: