segunda-feira, 7 de março de 2011

Quase Emparelhando

O camarote duplo revestido de tecido vermelho do chão ao teto chama a atenção na Marquês de Sapucaí no carnaval carioca não só pela animação intensa dos foliões que o ocupam, pouco mais de uns 50, mas também por um enorme retrato no lado de fora de um moreno olhar sombrio e pose de chefe de tribo.

Isso que chama tanta atenção despertaria entre os passantes, quem sabe, mais que essa curiosidade, certamente outros sentimentos, se soubessem que quem está ali naquele camarote esbanjando alegria e pagando a conta, claro, é Teodoro Obiang Nguema Mbsogo, eleito pela Revista Forbes dos Estados Unidos como o oitavo governante mais rico do mundo.

Obiang manda na Guiné Equatorial há mais de 30 anos quando tomou o poder empolgando os jovens com promessas de melhores dias. Hoje a Guiné ostenta o 117º em IDH / Índice de Desenvolvimento Humano num cenário muito parecido com o do Maranhão e a fortuna pessoal de Obiang ainda segundo a Forbes é estimada em 600 milhões de dólares.

O filho de Obiang chamado Teodorin será o sucessor. Enquanto não assume vai aprontando. Encomendou um iate por 380 milhões de dólares, quase três vezes o que o País gasta com educação e saúde num ano. Teria achado o iate feio e desistiu da encomenda. Comprou uma mansão em Malibu, California, Estados Unidos, por 35 milhões de dólares, um jatinho por 33 milhões de dólares, isso tudo ganhando 6.799 dólares por mês como Ministro da Agricultura.

Na Guiné Equatorial no leste da África rica em petróleo 20% das crianças morrem de inanição antes dos 5 anos de idade. A expectativa de vida para quem não faz parte da oligarquia de Obiang não vai além dos 50 anos. La também são torturados ou mortos os presos.

Nenhum comentário: