segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Baby Doc

Em meio à desgraceira em que vive nos últimos anos, terremotos, doenças, fome, incertezas, o Povo do Haiti acaba de ser surpreendido com a chegada à Capital, Porto Príncipe, de Jean Claude Duvallier, o Baby Doc, depois de 15 anos de exílio na França, após ter sido derrubado em 1986 por uma revolta popular.

Agora aos 59 anos de idade, mais magro e com ar menos arrogante, elegante num terno preto, acompanhado pela mulher Veronique, ela também num traje chique, Baby Doc chega no meio de um processo eleitoral marcado por violência e denuncias de fraudes para a escolha do Presidente da Republica.

Informações, não confirmadas, dizem que a volta de Baby Doc é um teste avalizado pelos Estados Unidos e pela França para saber se ele, agora mais maduro, ainda guarda alguma identidade com o seu Povo e assim poder contribuir de alguma forma para a reconciliação e reconstrução do País.

O Haiti, antiga colônia francesa, foi submetido por décadas à ditadura de Françoise Duvallier, o Papa Doc. Com a sua morte do velho, assumiu Jean Claude, o Baby Doc, com apenas 19 anos de idade à época. E aí com corrupção e violência deu no que deu.


Nenhum comentário: