segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Jeitosa

Devagar, devagar, mas sem o quase parando, a Dilma vai impondo o seu estilo como Presidente da República que, como diria o Janio, sê-la-á no próximo quadriênio, dentro de alguns dias.

A regressiva para o Lula começou. Outro dia, alias dia primeiro de dezembro, o Franklin olhando o relógio virou-se para o Lula e disse – Presidente, pois não é que já estamos na regressiva? Ó cara, retrucou o companheiro, nem me fale nisso.

A verdade é que o Lula não tem parado nessa regressiva, viajando o tempo que nem o tempo já não mais permite, indo de ponta a ponta ver as coisas como ficaram, só não está indo mesmo é a batizado de boneca.

E a Dilma, eu que por conta de alguns anos de convívio com ela nas responsabilidades do País imaginava conhecê-la bem, tem me surpreendido positivamente. No seu jeito firme não tem se deixado levar pelas intimidações costumeiras do PMDB, por exemplo.

Prestem atenção como ela está conduzindo as demandas dessa grande arca de Noé, sem Noé, na definição do Janio.

O Ministro da Previdência, por exemplo, será do PMDB, sim. Mas será um jovem desconhecido do plano nacional, com quem aliás até me dou muito bem, o Senador eleito Eduardo Braga, do Amazonas. E assim a Dilma fez mais um na cota do partido. Um Ministério horrível onde só se fala a língua do "d", do déficit.

O Ministro da Saúde não será do PMDB. O Ministro das Comunicações não será do PMDB. O Ministro das Minas e Energia não será do PMDB, ao que tudo indica até agora, mas o do Turismo, sim, talvez seja do PMDB.

O Ministro da Integração Regional também não será do PMDB. Nem o da Ciência e Tecnologia, nem o da Educação, nem o da Infra-Estrutura. Por onde há ervanário o PMDB, ao que tudo indica, desta vez não passará.

Um comentário:

Anônimo disse...

Êpa Ministro, alto lá!
Discordo (ou, como falam alguns maranhenses tiriricanos, "disconcordo") que o Lula não está indo a batizado de boneca. Está indo sim! E, quando chega, ainda quer comer farofa de tripinha de galinha caipira com refresco de limão adoçado com rapadura.
Será que na Senadora Ideli Salvati - aquela mesma do beijo na boca do manda-chuva do PMDB no Senado - vai convidá-lo para a posse dela como Ministra?
Por falar em "manda-chuva", lembra aquele personagem dos quadrinhos que tinha esse mesmo nome? Lembra do Homem-Borracha? Lembra da comunicação via tambores que acontecia entre o Fantasma e o auxiliar e que até o cachorro Capeto entendia?
Pois é. Tempos bons aqueles. E já não se fazem mais "manda-chuvas" como aquele.