quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Dois Lugares

Um, os Estados Unidos da América.

Dick Cheney, o todo poderoso Vice Presidente de George W. Bush nos dois mandatos, é agora acusado de corrupção num negocio de gás natural na Nigéria.

Os fatos seriam anteriores à sua eleição para Vice Presidente. Ele era Presidente de uma empresa de energia chamada Halliburton, que tem uma subsidiária chamada Kellogg, Brown and Root.

Num contrato pelo gás nigeriano no valor de 6 bilhões de dólares foram pagos 180 milhões de dólares em suborno às autoridades governamentais da Nigéria.

Dois, o Brasil.

O Relator do Orçamento da República para o ano de 2011, Senador Gim Argelo, descobre-se agora, se envolveu em incidentes com emendas orçamentárias cujos valores teriam sido desviados para finalidades não previstas legalmente.

Um respeitável membro daquela famosa CPI dos Anões do Orçamento, há mais de uma década, me disse não faz muito tempo que não adiantou nada aquilo tudo de cassar mandatos de uns, forçar renúncias de outros, porque as práticas dolosas e imorais, umas disfarçadas e outras sem disfarces, logo voltaram.

A CPI ganhou essa denominação preconceituosa contra os anões porque os seus membros, em sua maioria especialista naquelas cirurgias no Orçamento da União, eram baixinhos. Alguns como o João Alves e o Cid até já morreram.

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá Ministro, grande homem da terra do pai de Preguinho, ídolo eterno do Fluminense.
E, no item Dois, o que se faz?
Nada. Distribui-se Ministérios e mais Ministérios. E sabe por que?
Porque temos muito leite para produzir queijo e colocar diariamente na ratoeira.
Por falar nisso, a minha vovó - aquela mesma, a falecida há dezenas de anos, mestra e doutora informal do ensinar a viver - tinha sempre a resposta certa para qualquer coisa.
Quando alguém estava enfrentando problemas com as ratazanas da criação doméstica, perguntava para ela: "Sinhá, o que é bom para ratos"?
E ela sabiamente respondia: queijo, ora!