sexta-feira, 11 de junho de 2010

Ritmos


Quando se diz que a dança tem que ser conforme a música o que se quer afirmar é que cada música se sujeita a um ritmo e que, por isso, não cabe a dança fora do ritmo.

E o que vem a ser isso, o ritmo?

Segundo o Houaiss, é uma sucessão de tempos fortes e fracos que se alternam com intervalos regulares. Esta é apenas uma definição, mas existem outras.

Por exemplo: efeito causado pela repetição ordenada de elementos prosódicos, espécie de entoação, pausas, quantidade de silabas, aliteração e acento tônico. Ou, ainda, movimento regular e periódico no curso de qualquer processo, cadência.

Quando a gente quer dizer que uma coisa anda meio devagar fala que está em ritmo de valsa, certo? Fala assim, mas fala errado.

Reparando bem, a valsa se embala num ritmo nada malemolente. Ao contrário, os dançantes têm que ter não só a leveza corporal para a coreografia, aqueles movimentos sincronizados dos braços, o corpo se apoiando firme no balanço dos pés.

Assim também com os outros ritmos, uns com maior ou menor intensidade, mas sempre com alguma intensidade.

Então quando você diz, por exemplo, que um movimento perdeu ou está perdendo o ritmo você está detectando a débâcle, ou seja, aquilo que vinha atiçando a atenção dos outros, em vias de obter até pontos de exclamação, está começando a desandar.

E quando desanda amiga, amigo, se um pisa no pé do outro um dos dois pode até cair.

Costuma-se dizer que o show não pode parar. Isso equivale a dizer também que não se pode deixar cair o ritmo do espetáculo. E assim como no teatro, também na vida. Nada de perder o ritmo das coisas.

Próximo a nós, ao derredor de nós, ainda bem que muito antes da linha do horizonte de nós, estamos assistindo a melancólicas figuras, ultimamente mais que nunca não mais que apenas figurantes, cambaleando, cambaleando e, ao que parecem assim de não muito longe, nem bêbadas ainda estão.

Em tudo, quando há um objetivo comum, não pode faltar o espírito de equipe. Isso exige sincronia nas ações, confiança recíproca, há que haver um mesmo ritmo entre todos.

Imagine o grupo dançando em pares aos olhares de todos.

Se de repente muda a musica, é lógico que se muda o ritmo, de modo a adaptá-lo aos novos compassos e silêncios. Cada um no grupo tem que ter a versatilidade indispensável para, de pronto, mudar os movimentos corporais sem intervalo na coreografia.

Esse espetáculo político dos últimos tempos, ao ponto a que chegou entediante, um pisando no pé do outro, os passos desconexos, saindo do compasso, fora do ritmo, como se quisessem fazer desta hora um carnaval inteiro, sem temor da ressaca na quarta-feira, isso nos soa a fuleiragem, a muita fuleiragem.

Um comentário:

Anônimo disse...

Como se costumava falar na gíria que existia não faz muito tempo: "falou e disse, gente fina".
É isso mesmo: muita fuleiragem. A política brasileira já chegou nesse estágio faz tempo.
Sem ser um livro de previsões, o "Processo Civilizatório" do Darcy Ribeiro tinha algo encaminhado para essa preocupação.
Alguns políticos estão literalmente deteriorados e não estão dando a mínima para esse fato. Mas, não demora muito, vai chegar o tempo que o "PATRÃO" de tudo isso, "o povo", vai cansar e dar um basta nessa fuleiragem toda.
Com o fato da "adesão voluntária via masmorra" que o PT do Maranhão foi "democraticamente convencido" a apoiar o PMDB - e, acredita-se, com o de acordo do Presidente Lula - no Maranhão, se faltasse mais do que o tempo que falta para encerrar o mandato desse mesmo Lula, queria ver a cara de Ulisses Guimarães e o percentual que seria alcançado.
Pior que ele - que deveria respeitar o alto percentual de aceitação e ficar neutro nessas decisões - quer nos empurrar goela à baixo uma pessoa que poderá desmentir tudo que ele fez e tentou fazer de bom para o País.

Pergunta-se: isso é democrático? Como ficam os teóricos da Ciência Política?
Mas não tem nada não. Minha avó (aquela mesma de quem eu sempre falo aqui) já dizia que: quando uma mulher veste mais de uma saia e essa que abunda não é anágua, ela certamente vai parecer doida, maluca. Da mesma forma, desconfie de um homem que, sob o calor insuportável, veste duas ou três camisas. É doido varrido ou está escondendo alguma coisa.
Indo por aí, quando algum aluno enrolado, nervoso, incompetente e que não estudou nada é chamado ao quadro negro ou para dar explicações para a turma daquilo que defende, certamente vai se embananar ainda mais. Vai ser assim. Se seis minutos já eram demais para uma enrolada, onze será um martírio. Abraços.