quarta-feira, 16 de junho de 2010

Filhos de Gandhi

Dutra, do PT do Maranhão, começou greve de fome no plenário da Câmara, em Brasília, até que a direção nacional aceitasse negociar com os dissidentes, maioria no partido, mas emparedados por intervenção branca de ordens superiores.

A decisão da maioria do PT de coligar com o PSB e com o PC do B para lançar Flávio ao Governo e Zé Reinaldo e Bira ao Senado foi derrogada pelo PT nacional.

Manoel da Conceição, fundador do PT e monumento vivo das lutas dos camponeses, e ate ficou sem uma perna num tiroteio de policiais contra trabalhadores rurais, foi à reunião com a direção nacional.

Não lhe deixaram falar.

Indignado com a humilhação, aderiu à greve de fome de Dutra e já estava, ele também, no quinto dia sem comer. Acontece que Manoel tem 75 anos, saúde muito frágil e, se não lhe faltassem mais padecimentos fisicos, é diabético.

Duas negociações paralelas transcorreram. Uma para que a direção nacional aceitasse abrir dialogo com os dissidentes liderados por Dutra e Lobato. Outra para demover Manoel a sair da greve de fome.

O Padre Victor Asselin, antigo companheiro de Manoel nos movimentos sociais, entrou no circuito e conseguiu. Manoel atendeu aos apelos do Padre e o PT nacional mandou dizer a Dutra, através do Deputado Virgilio Guimarães, que concorda em reabrir o dialogo.

Mas Dutra permanece inflexível, em vigília no plenário da Câmara. Participei disso tudo. Acabei de chegar de lá. Afinal esse PT hoje tão esfacelado esteve inteiro e unido me apoiando em 2006 quando fui candidato a Governador. No Maranhão, somos parceiros históricos de uma antiga luta.

2 comentários:

Anônimo disse...

Caro Edson

Já assinei o manifesto de apoio aos petistas maranhenses em greve de fome.
Essa greve, foi objeto de postagens no site do Nassif, no Azenha,no blog do Leandro Fortes, do Rodrigo Vianna e em muitos comentários em blogs, como o Tijolaço.com, do Deputado Federal Brizola Neto,André Lux, Eduardo Guimarães etc etc.
O artigo escrito pelo jornalista Leandro Fortes( está no blog dele) é excelente e está sendo republicado em vários blogs progressistas.
Penso que vcs. blogueiros maranhenses devem comparecer aos blogs de grande circulação e deixar comentários informando sobre os fatos maranhenses ligados às próximas eleições, em especial agora a essa greve de fome liderada pelo Deputado Federal Domingos Dutra e Manoel da Conceição entre outros.
Conclame todos os blogueiros do Maranhão de oposição ao Oligarca Sarney e seus seguidores a fazerem o mesmo.
A força da blogosfera é muito grande.
Um grande abraço.
Maria Lucia

REINALDO ABREU TRINTA JUNIOR disse...

POSTE ESTES ARTIGO DO NOSSO BLOG

1 comentários CAMINHADA PARA A VITÓRIA.

Já adverti a vários colegas milicianos, que precisamos ser mais inteligentes e destemidos. Precisamos deixar de nos melindramos por pura pressa nas aparentes conquistas, ou se contentar por migalhas. Temos sim que tomar partido, a Constituição nos garante, que não de serviço, mas, na nossa consciência e exercício da cidadania, possamos politizar a nossa tropa ou quem quer que seja. Podemos muito, nós podemos mais, somos um gigante, precisamos mostrar aos nossos governantes e parlamentares que somos importantes e decisivos em uma eleição.

Foi assim, quando elegemos o Roberto Rocha pela primeira fez – há quase duas décadas -, para o cargo de Deputado Federal. Este mesmo reconheceu publicamente. Embora tenha se afastado, vou tentar interferir (influenciar) junto ao Lobato, nosso parente e assessor dele, para viabilizarmos um “namoro” novamente com a PMMA. Deixemo-nos de ser egoístas, pensemos, se não no Maranhão como um todo, pelo menos nos nossos filhos, esposas, maridos, e pais. Pois, a qualquer hora podemos fazer a grande viagem, e pelo menos deixarmos um Maranhão melhor, com novas expectativas de empregos, dignidade e progresso social.

Não sejamos meros expectadores – como sempre fomos – temos quer nos aliar na luta para de uma vez derrotar as oligarquia e demais institutos antidemocráticos e falidos, e, não sejamos oportunistas, ou seja, depois da vitória vim a mentir que participou. Miliciano do Maranhão, quero ver se são homens agora, antes das eleições, para se engajar e na hora do voto dar a resposta certa, como sempre fiz, ganhando ou perdendo, nunca vendi a minha consciência, mesmo sendo um dos policiais mais bem relacionados em todos os lados políticos e sociais. Acho que, me respeitam justamente por isso, por ser sincero, claro e honesto com todos.

Já chega de passarmos de lado em lado, por nossos individuais e egoísticos interesses. Tomemo-nos partido antecipadamente. Melhor são as lagrimas de uma derrota, do que o desprazer de não ter tentado, já dizia um grande poeta. Quem não luta pelos seus direitos, não é digno deles, assinalou Ruy Barbosa. E, tenha certeza, nossa Pec. Nº 300 já foi pra lua, como sempre afirmei, e nem merecíamos, pois, o que fizemos para merecê-la? E não estou falando necessariamente de greves, badernas, sou extremamente contra tudo isso, mas, nunca lutamos inteligentemente, como fez a polícia de Sergipe, no ano passado, um dos maiores e mais bem organizados movimentos de resistência que já vi nestes tempos modernos.

Irmãos, até a vitória! tirarei umas férias desse espaço e esperar que outros, que não sejam oportunistas, escrevam também (nesse ínterim, postar, só se der vontade). Acho que já fiz um pouco da minha parte. Que DEUS nos abençoe. E, como um dia disse o Deputado Roberto Rocha em relação ao atraso da única oligarquia do Brasil, e eu parodio o atraso de alguns das PM’s. “.. se isso é pagar pecado. Já pagamos muito”.