segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Sério

Quem se encontrou com Ciro agora conta que nunca o viu tão sério e tão calmo, aquela calma de dar medo.

Lula não desiste da desistência de Ciro achando que sem ele a eleição presidencial se resolve logo no primeiro turno, e com vitória para Dilma.

Os institutos de pesquisas divergem. O Vox Populi, de Coimbra, acha que no final vence Dilma. O Ibope, de Montenegro, garante que o vencedor vai ser Serra.

Segundo o Sensus, responsável pela ultima pesquisa, a saída de Ciro facilita para Serra e não para Dilma, como pensa Lula.

Um comentário:

Anônimo disse...

Boa Noite Ministro:

Coronel Cordeiro Neto. Era esse o nome do homem, mais de uma vez Prefeito de Fortaleza. Era Coronel da Polícia Militar, reformado por tempo de serviço. Criou, naquela hoje bela cidade, o estigma do trabalho que, anos depois foi absorvido por "Enéas" (Meu nome é trabalho!).
Pois, Cordeiro Neto, sem qualquer curso de PhD, sem curso universitário e até pouco estudo (mas, o pouco daquele tempo era muito melhor do que o muito de hoje. Antes de começarem as aulas a meninada se reunia no pátio do colégio para cantar o Hino Nacional, o Hino à Bandeira - ". . . salve lindo pendão da esperança, salve símbolo augusto da Paz, tua nobre presença.... - e, ao final do turno reunia novamente, agora para rezar. No mês de maio se rezava um terço completo, antes de sair, apesar do ronco da barriga com os intestinos vazios).
Pois ninguém se preocupava com a baderna que levava à violência e por via de consequência para crimes contra pessoas ou patrimônio.
Pois, Cordeiro Neto foi contestado por órgãos da Justiça por ter assegurado trabalho e renda para alguns apenados do Sistema carcerário, colocando-os para trabalhar no assentamento de ruas de paralelepípedos, preparação de avenidas asfaltadas e outras ocupações mais. Ao final do dia, os apenados voltavam para o regime fechado mas, no final de cada mês recebiam o dinheiro ganho nas obras e o repassava diretamente para a família, privada do fruto do seu trabalho enquanto ele permanecia cumprindo pena.
Ora, e o que tem essa história toda com o assunto Ciro?
Não tem quase nada. Mas quando você falou que o Ciro estava "sério e calmo", isso me fez lembrar a "onça" e seu amigo o cartunista Péricles. Onça não dorme. Faz que dorme. E era assim que o próprio Cordeiro Neto, na década de 50 em Fortaleza, tinha o hábito de vigiar as obras municipais ao sol das 14 horas, quando a sesta é quase inevitável para quem comeu e bebeu bem.
E quando muitos pensavam que Cordeiro Neto estivesse na sesta pós almoço, ele, quase de de olhos fechados, vigiava as obras. Se apanhasse algum apenado dormindo, mandava retirá-lo da obra, da folha de pagamento do mês e o mandava de volta para dormir no regime fechado.
O homem certo, que gosta das coisas corretas, nunca reclamou de Cordeiro Neto nem achava que isso fosse - como hoje - abuso de autoridade.
Resultado disso: "acordada" desde aquele tempo, Fortaleza deixou para trás, Recife e Salvador e já emparelhou com Belo Horizonte. Cordeiro Neto ficou mais conhecido em Fortaleza como o "homem da lata" (principal instrumento de trabalho daquele tempo para quem concretava as obras).
Criado longe de Fortaleza, Ciro já estaria bradando se ao seu lado não tivesse hoje a Patrícia Pilar. Pode acreditar, entretanto, que o Ciro não vai ficar calado até as eleições.