domingo, 10 de janeiro de 2010

Injustiça

A confirmar-se a suspeita de que Hebe tem câncer na região do peritonio e que só está faltando aos medicos localizarem o ponto da metastase que já estaria em fase inicial, a frase de Jonh Kennedy – life is unfair, a vida é injusta, se atualiza cada vez mais em força e sentido.

Uma mulher que chega aos 80 anos de idade em paz com a vida, cercada pelo respeito e carinho do Povo, alegre e passando alegria ao mundo, sempre trabalhando e assim passando bons exemplos aos outros, não merece, justiça seja feita, um padecimento deste.

Não sei o contexto em que Kennedy soltou a sua frase. Eu a li há muitos anos num texto de Mino Carta e já a citei em outras ocasiões. Isto porque essa constatação quanto às injustiças da vida neste divino conquanto sofrido exercicio de viver não poderia ser mais adequada. 

Em casos como esse de Hebe, a gente fica a pensar espichando uma indagaçào que não vai nunca alcançar resposta, mas sempre alongando uma inconformação – mas por que acontecer isso logo com ela?

Um rabino chamado Kutzner escreveu um livro em que disseca fluentemente esse tema – Quando Coisas Ruins Acontecem a Pessoas Boas Como Você.

As argumentações do rabino, baseadas na psicologia da alma e tambem na sua religiosidade, lembrando o questionamento de Jó, aquele da Bíblia que duvidou da bondade de Deus, consolam e até nos acalmam. 

Mas não ao ponto de deletar a nossa indignação quando nos deparamos com situações como esta de Hebe.

Afinal, há tanta gente ruim fazendo coisas ruins, espalhando maus exemplos, atentando contra a vida e a paz das pessoas que são do bem, piorando mundo, serelepes e impunes, e também imunes. 

2 comentários:

Anônimo disse...

QUERO PARABENIZÁ-LO PELAS IMFORMAÇOES PASSADAS NES TE BLOG ESCLARECENDO AO POVO DO MARANHÃO SOBRE OS DESMANDOS DESSA OLIGARCQUIA QUE ROUBA E MATA OS SONHOS DE CRIANÇAS E JOVENS DO ESTADO. ESSE GRUPO FOMENTA A MISERIA E A POBREZA DO MARANHÃO,ESTADO QUE A DECADA PATINA COM OS MAIS ALTOS INDICES DE MISERIA DO PAÍS. ICRIVEL COMO AINDA EXISTEM PREFEITOS QUE COMPACTUAM COM ESSA FAMILIA. ESSES PREFEITOS QUE APOIAM A FAMILIA SARNEYD EVERIAM TER VERGONHA E PENSAR NO FUTURO DE SEU MUNICIPIO.

Anônimo disse...

Olá Ministro, me olhe aqui de novo.
Há quem diga que Deus escolhe alguns durante a vida terrena e os deixa viver para que esses semeiem a bondade, a paz, a verdade e principalmente a justiça. Há outros que não têm a mesma sorte. Aqueles escolhidos por Deus estariam no outro andar praticando o bem ao seu lado.
Mas há também aqueles que afirmam que Deus não pune ninguém (e eu acredito muito nesses). Os maus é que se punem praticando o mal.
O Brasil conhece Hebe Camargo. Ela tem aqueles rompantes de gaiatices e momentos de inconformismo por conta da certeza que tem de ser uma formadora de opinião e de conceitos. Já a vi perder a linha algumas vezes. Mas nunca lembro que, nessas oportunidadeds, ao meu juízo, ela não tenha razão.
Hoje perdemos um bom amigo. Humberto Marçal Pestana Trovão, filho de Cururupu, casado, pai de filhos e filhas desportistas, Trovão - como era muito conhecido - chegou neste plano terreno para servir. E sempre o fez com competência e sem distinção. Foi um desportista que teve trânsito livre em todas as agremiações locais e delas sempre fez por merecer o respeito que lhe dedicaram.
Em compensação, existem pessoas que a gente fica pedindo à Deus que as leve para outro lugar. Mas ele deve saber o que está fazendo quando as mantêm por aqui.
Mas a Hebe vai sobreviver porque Deus sempre protegeu os bons. Abraços.