domingo, 20 de dezembro de 2009

Teorema

Apenas 01 em cada 04 eleitores dos que avaliam Lula positivamente declara que pode votar em Dilma para Presidente.

Uma fatia maior, algo em torno de 36%, diz que votará em Serra.Esta é a constatação de uma pesquisa da Vox Populi publicada na ISTOÉ desta semana.

Por que, então, a popularidade de Dilma não acompanha a do governo? Indaga Jose Roberto de Toledo, especialista em estatísticas para o jornal O Estado de São Paulo.

Em seguida, ele formula algumas hipóteses.

Em primeiro lugar, a maioria ainda não está preocupada com a eleição de 2010. Metade dos eleitores não sabe indicar um candidato espontaneamente.

Outros 15% dizem "Lula" (que é inelegível) e 9% preferem anular ou votar em branco. Ou seja, em dezembro, assim como era em novembro, só 1 em cada 4 eleitores tem seu presidenciável na ponta da língua.

Há também um problema de comunicação: 45% do eleitorado desconhecem que Dilma é a candidata apoiada por Lula.

Segundo o Vox Populi, a maioria desses eleitores que não associam a Ministra a seu chefe é formada por pessoas de baixa renda e baixa escolaridade, justamente os principais beneficiários dos programas assistenciais do governo.

Para completar, Dilma enfrenta resistência maior em alguns estratos do eleitorado: aqueles com nível superior, os de maior renda e os moradores do Sul do País. São os segmentos onde ela tem alto grau de conhecimento e baixa intenção de voto e/ou rejeição acima da média.

Até agora, nada menos do que 92% da intenção de voto na ministra vêm daqueles que consideram o governo "bom" ou "ótimo".

Ou seja, suas chances de vencer dependem exclusivamente dos pró-Lula. É neles que a ministra vai precisar focar seus esforços. Eles serão o termômetro da eleição 2010.

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá MEV: boa tarde.
Simples e direto: não voto na Dilma, não é por ser apoiada por Lula. Não voto na Dilma é por que ela está sendo "apoiada" por Sarney (que já vendeu o voto de muitos maranhenses para a Dilma), por puro interesse de permanecer junto ao poder.
Claro que, apesar da briga de anos atrás (episódio Lunus), se perceber que Serra pode vencer, Sarney vai se transformar no maior amigo de todos os tempos do Governador de São Paulo. Abraços.