domingo, 20 de dezembro de 2009

Bicicletas

Na China, 22% da população estão acima do peso e 12%, obesos.

Isto porque a bicicleta, meio de transporte mais popular, está sendo substituída pelo automóvel, que em razão do crescimento da economia passou a ser mais acessível a contingentes maiores da população.

"As pessoas hoje são mais preguiçosas do que antigamente", constata Jin Shan, Diretor do Centro de Pesquisa de Cultura Esportiva da Academia de Ciências Sociais de Pequim.

"Antes, por mais longe que as pessoas fossem, a bicicleta era sua única escolha. A mudança das bicicletas para os carros e os veículos elétricos é uma das razões pelas quais os chineses estão engordando."

Não faz muito tempo, as bicicletas estavam em toda parte em Pequim, onde eram o meio de transporte preferido por milhões de chineses.

As ruas principais ostentavam amplas ciclovias e as calçadas tinham um grande espaço reservado para o estacionamento de bicicletas.

Ultimamente, porém, o espaço público reservado para as bicicletas foi encolhendo sob a tirania do automóvel.

"Os motoristas são muito agressivos. Eles não querem esperar nem um segundo", disse a aposentada Wang Litang, de 65 anos. "Agora, eles são os donos da rua."

Um comentário:

nina pimenta disse...

Várias cidades do Brasil estão adotando um programa intensivo de uso de bicicletas: é mais barato, 3 vezes.Explicando melhor:não polui,combate a gordura doentia e muitos podem ter, o que diminui a violência provocada pela exclusão social.