quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Batata Quente

O STF resolveu que, embora seja o caso de extradição, caberá a Lula decidir se entrega ou não ao Governo de Berlusconi o italiano que está preso na carceragem da Policia Federal, embora na condição de refugiado político.

Tarso Genro, Ministro da Justiça, defendeu que o italiano é refugiado, sim, mas o Governo da Itália pediu a extradição diretamente ao Supremo, o qual depois de algumas rodadas resolveu, afinal, que é assim, mas que não é bem assim.

Prevaleceu que sendo Lula o Chefe de Estado e da Nação, responsável, portanto, pelas relações internacionais do Brasil, cabe-lhe entregar ou não o italiano, Cesare Battisti é o seu nome, para cumprir pena de prisão perpetua a que foi condenado no seu País.

Ao Supremo coube apenas sentenciar, e já sentenciou, que o caso é de extradição, sim.

No dizer da nossa querida Eliane Cantanhede, sempre lúcida e de bem com a vida, eis aí uma tremenda batata quente para Lula pegar e se livrar.

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá Ministro, boa noite.
Direito Internacional que deveria receber várias pitadas de Direito disso e Direito daquilo.
Leigo, comedor de batata quente com casca - para assegurar a melhoria do bolo fecal -, comedor de jerimum com leite de vaca no café matinal; comedor de camaleão, cassaco, passarinhos em tempo de seca braba e até bebedor de água de raiz de mucunã e,sem ter a mesma lucidez da Jornalista, fico aqui me perguntando?
É melhor Lula entregar o "camaradinha" ou mantê-lo aqui com risco de ser assassinado dentro da carceragem e, aí, não o Lula, mas quem estiver no comando da nau ser responsabilizado por isso?
Não sou eu a pessoa indicada para lhe falar isso. Mas, claro, o Lula tem que "entregar" o camaradinha e continuar em paz com a Itália que, trocando em miúdos, é muito mais importante que qualquer mafioso. Abraços. Sei, é uma questão de "lei".
Por outro lado, o que foi feito no caso do brasileiro "queimado" pela polícia da Inglaterra?

João Augusto disse...

Afastando questões morais, ideológicas e mesmo legais, estou mais interessado é em saber como o Lula irá proceder. O que vale mais para Lula?