sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Apreensões

A Policia Federal mobilizou 150 agentes nas buscas e apreensões feitas hoje nas casas de autoridades do primeiro escalão do Governo do Distrito Federal.

Entre papéis e computadores, dinheiro vivo num total de 700 mil reais.

Para que a Câmara Distrital, equivalente a Assembléia Legislativa, aprovasse os projetos do Governador Jose Roberto Arruda ele tinha que repassar uma grana por fora aos Deputados da sua base aliada. Era o mensalinho, filhote do mensalão.

Arruda teria mandado propor 600 mil mensais para o rateio entre suas excelências.

O encarregado da operação teria sido o Secretário de Assuntos Institucionais, Durval Barbosa, um ex Delegado de Policia, metido numa encrenca anterior sobre propinas no Governo Roriz.

Para ter reduzida a pena na condenação que ainda não saiu no caso das propinas no Governo Roriz, Durval Barbosa fez acordo com o Ministério Publico para delação premiada e passou a gravar e filmar seu próprio chefe, o Governador Arruda, além dos colegas Secretários.

Arruda, que tem feito ate aqui uma administração dinâmica e empreendedora no Distrito Federal, e que se declarava curado da depressão em que mergulhou desde quando teve de renunciar ao mandato de Senador por ter se acumpliciado com o Senador Antonio Carlos Magalhães no caso da violação do painel eletrônico de votação do Senado, agora, outra vez, vê o mundo quase desabando sobre sua cabeça.

Agora há pouco o Governador anunciou a demissão dos Secretários Durval Barbosa, Relações Institucionais; Jose Luiz Vieira Valente, Educação; Jose Geraldo Maciel, Casa Civil; Fabio Simão, Chefe de Gabinete e Omézio Pontes, Imprensa.

Há um Conselheiro do Tribunal de Contas nas gravações – Domingos Lamoglia, em cuja casa também houve buscas e apreensões.

O Relator do caso no STJ é o Ministro Fernando Gonçalves.

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá Vidigal, boa noite.
Aposto que não vai demorar muito e Durval Barbosa chega a Ministro do último ano do Governo Lula. O ex-Senador Arruda e agora Governador, pode até ser promovido e aparecer como Vice-Presidente na chapa de alguém. É isso mesmo que acontece aqui no Brasil! Não é mesmo?
E, Ministro, por falar nisso, nunca mais tivemos notícias de como anda um determinado processo contra uma certa "moça" (no dizer de Cafeteira). Aquilo também não vai dar em nada né mesmo? Até por que, a cidade quase toda já está sabendo que "dois alguéns" não andam muito bem de saúde e, de tanto tentar esconder, as coisas começam a acontecer. Um, o Mal de Parkinson muito adiantado que não dá mais para disfarçar e outros problemas que vêm juntos, estão surgindo em público. O outro problema é uma tal de uma "dor de cabeça às vezes insuportável". É isso mesmo, ou a gente pode pensar em outra coisa? Abraços.

Ritoca disse...

Prezado Vidigal: Diz o dito popular que um raio não cai duas vezes em um mesmo lugar. No caso do governador Arruda, caso se confirmem as suspeitas de pagamento de propina aos deputados de sua base aliada, a máxima certamente será contrariada. Caiu! Provavelmente deixará para trás mais um mandato incabado. Primeiro o tal caso do painel eletrônico - que em maior ou menor proporção jogou Arruda no ostracismo político - e agora as acusações de improbidade administrativa. Muita gente no Distrito Federal deu um voto de confiaça ao ex-senador Arruda, quando o escolheu para governador do DF. A menos que ele tenha nascido "de quina pra Lua", em se confirmando as acusações que ora pesam sobre ele, não sei se futuramente emplacará politicamente em outro cargo... Pode ser também que tenha nascido com vocação para Fenix... Só Deus sabe!