terça-feira, 15 de setembro de 2009

Um Imortal, Uma Vaga

Numa das vagas que se abriram para a Academia Brasileira de Letras, e são tantas que se abrem, e com certa freqüência, um pequeno grupo de bem intencionados concluiu que aquele velho sodalício não devia ser apenas uma seleção de literatos, poetas, romancistas, oradores, contistas.

A ABL deveria, a exemplo de sua matriz francesa, abrigar também cientistas, e outros artistas. Nessa esteira, já havia levado para os seus quadros o Doutor Pitangui, o mago das plásticas faciais, por exemplo.

Marcos Villaça, outro, que chegou a presidir a vetusta Casa de Machado de Assis, chegara com uma alentada pesquisa sobre para choque de caminhão.

Isso para contrabalançar figuras de outras safras como Afonso Arinos, Guimarães Rosa... a lista é extensa, felizmente.

Então resolveram que o doutor Oscar, no caso Oscar Niemayer, deveria ser o próximo imortal na vaga que já se abrira.

E foram lá, Arnaldo Niskier, grande figura humana, à frente, falar com o doutor Oscar. Começaram a conversa com muitos cuidados, mesuras verbais, Oscar acende uma cigarrilha, solta umas baforadas, e lá para as tantas, chegaram aos finalmentes.

O doutor Oscar sorri e diz que tem duas razões para não aceitar o convite para entrar para a imortalidade pelas portas da ABL.

A primeira, diz ele. É que eu já sou uma vaga. A segunda, é que acho essa academia de vocês uma merda...

Ocorre-me a lembrança dessa historia agora ao saber que a vaga de Antonio Olinto, o grande Olinto, recém falecido, já está reservada para Cleonice Berardinelli, 93 anos, especialista em literatura portuguesa.

2 comentários:

João Augusto disse...

Oscar Niemayer já é imortal na História. Por quê raios quereria o demérito de ocupar assento na ABL? compartilhar o espaço com alguns imeritosos?! Homem sábio e experiente, jamais aceitaria tal afronta.
Toda história tem seus personagens, alguns, os heróis, são reconhecidos por sua honratez e outras virtudes, já outros, os vilões... assim se manifesta o Maniqueísmo das histórias, mas Ministro, gostaria muito de saber se a vaga do Ministro Eros Grau está garantida na ABL, creio que mais que ninguém ele merece esta vaga, penso até que o nosso Ilustríssimo Oscar Niemayer concordaria com isto, nada mais adequado e justo do que isto.

Que sejam imortais, cada um à sua maneira.

Anônimo disse...

Olá Ministro:
Me refiro ao João Augusto:

"Imortal, Eros Grau?!"
Ele pode até ter construído algo de proveitoso; grandes obras para o país; boas atuações em favor da justiça, mas, daí a se tornar "Imortal"!... alguém vai querer se lembrar dele aqui no Maranhão?
É, estava certo mesmo o Oscar Niemeyer! Eros e a Academia se merecem.