quarta-feira, 1 de julho de 2009

Waldick

José Sarney só espera Lula voltar hoje da Africa para lhe dizer que não quer mais ser Presidente do Senado. A decisão de renunciar foi comunicada à familia, mas mantida em segredo até que o Presidente da República fosse o primeiro a saber. Alguém a vazou.

Muito a contragosto Sarney chegou a essa conclusão, ele que sempre teve Getulio e Janio como exemplos politicos a nunca serem seguidos.

O primeiro, instado a deixar a Presidencia em meio a grave crise, suicidou-se com um tiro no peito. O segundo, no sétimo mês do mandato, nem esperou que a pressão desencadeada por Lacerda subisse, e renunciou.

Antes do tiro fatal, ainda na cama onde seria encontrado morto, Getulio cunhou a frase – deixo a vida para entrar na história. Janio foi lacônico na carta, quase um bilhete, que escreveu. Legou a frase – num País em que ninguém renuncia a nada, nem a um cargo de inspetor de quarteirão,não me falta a coragem para renunciar à Presidência da República.

Nos ultimos dias, a familia de Sarney se revezou em plantão direto em torno de sua pessoa com medo de que ele cometesse um gesto extremo. Em momentos graves como estes, Sarney cai em depressão profunda.

Dois dos mais bem informados repórteres do País, Ricardo Noblat, de O Globo, e Lauro Jardim, da Veja, confirmam a decisão de Sarney. Leia, a seguir.

Noblat. O senador José Sarney (PMDB-AP) passou o dia, ontem, nervoso. Suas mãos tremiam. O rosto estava congestionado. A família temeu pela saúde dele.

Hoje, quem esteve com Sarney encontrou um homem calmo, em paz. É sinal de que tomou uma decisão quanto ao seu futuro. Aguarda somente a chegada de Lula ao Brasil para informá-lo em primeira mão.

Sarney não se licenciará do cargo de presidente do Senado - renunciará a ele. Informou à mulher e aos filhos.

A licença prolongaria seu desgaste. E a presidência do Senado ficaria entregue a Marconi Perilo, o primeiro-vice-presidente.

Perilo é do PSDB. E Lula o detesta. Foi Perilo que alertou Lula sobre o pagamento de mesadas a deputados federais muito antes de Roberto Jefferson detonar o escândalo do mensalão.

Lula não deu bola ao que ouviu de Perilo. E Perilo, depois, lembrou publicamente que advertira Lula a respeito.

A renúncia obrigará o Senado a eleger um novo presidente em um prazo de dois meses. Como dono da maior bancada, o PMDB indicará o nome para substituir Sarney.

É possível que Lula demova Sarney da decisão de renunciar? Possível, é. Mas não é provável. Sarney poderá argumentar que foi abandonado pelo próprio partido do presidente - o que é verdade.

Lauro Jardim. José Sarney decidiu renunciar à presidência do Senado. Ele oficializará essa posição hoje à noite quando conversar com Lula, que está chegando da África.

A decisão foi tomada hoje de manhã. Ontem, à noite, numa conversa com os filhos, também se disse decidido a sair da tormenta, renunciando. Os três filhos, Roseana, Sarney Filho e Fernando, apóiam a decisão. Marly, mulher de Sarney, é outra que pediu ao marido que saia de onde está.

Sarney espera que a renúncia bote fim na sequência de revelações sobre nepotismo que minaram sua capacidade de reação diante da crise. Com a renúncia, quer fazer valer a afirmação que fez num discurso na tribuna do Senado há duas semanas: "A crise não é minha, é do Senado". Saindo de cena, espera jogar no colo dos outros senadores a bomba da crise.

Mas e se Lula na conversa de hoje à noite pedir para Sarney ficar?

Segundo o que ficou acordado na reunião de hoje de manhã, Sarney não recuará. Dirá que está cansado, que quer sair. Embora seja impossível cravar que, diante de uma insistência de Lula, ele não volte atrás - e, politicamente, se aproveite disso.

Sarney assumiu a presidência do Senado (pela terceira vez) há quatro meses. Não teve um dia sequer de paz: a podridão do Senado emergiu com uma força incontrolável. Desde o seu primeiro mês na presidência, já vinha falando em sair.

Um comentário:

Anônimo disse...

Tá na hora!
Se vc e Zé Reinaldo chamarem o Noblat para uma conversa "afiada", tipo o "fio da navalha", é XEQUE!

De tabela, o governo do Maranhão cai na mão do PSB!!!

E vc será...o amanhã!