quinta-feira, 18 de junho de 2009

O Lodaçal Chocante

"Nesse lodaçal, o novo escândalo é o pronunciamento de Sarney. Com uma desfaçatez chocante até para quem já se habituou a esperar tudo dos políticos que representam o que a atividade tem de mais condenável, ele quer que se acredite que não tinha o menor conhecimento, que dirá conivência, dos abusos que se cometeram sistematicamente nos últimos 15 anos na Casa, onde ninguém o supera em influência. "Eu não vim para administrar, para saber, da despensa do Senado, o que havia lá", disse, lavando as mãos. Ele quer que se acredite também que tomou por iniciativa própria - e não relutantemente, sob pressão da opinião pública - as medidas reparadoras de que se vangloria na atual gestão. E ele quer que se acredite, ao fim e ao cabo, que a sua biografia - na versão hagiológica do seu discurso - o torna inimputável: quem foi o que ele diz ter sido jamais poderia ter algo que ver com os fatos que enxovalham o Senado; por isso qualquer crítica que se lhe faça é uma ofensa, um ato de lesa-majestade.

Sarney só teve razão quando disse, com endereço certo, que "todos nós somos responsáveis". A prova está nas acoelhadas reações dos seus pares à farsa que encenou. "Não se pode medir a justeza de uma vida pública em um detalhe ou outro", agachou-se, por exemplo, o líder do DEM, José Agripino Maia. Até os senadores Pedro Simon e Jarbas Vasconcelos, tidos como defensores intransigentes da moral e dos bons costumes políticos, estão assistindo a essa vergonheira em obsequioso silêncio. O Senado está à altura de seu presidente. (Estes são os dois últimos paragrafos do editorial de hoje do jornal O Estado de São Paulo).

3 comentários:

João Augusto disse...

Ministro, que o Senado tenha seus, bem como digo... ah! erros administrativos! é algo esperado, afinal os senadores que lá se encontram, com raríssimas exceções, são defensores do que é arcaico na política, mas a reação tímida do Pedro Simom, a do Cristóvam Buarque... foram decepcionantes. Em meio àquele discurso ridículo, vazio e desequilibrado, não houve um, um sequer, que falasse em alto e bom som, que o Sr. Sarney deveria Renunciar, os comentários das ruas e nos meios digitais são os piores, as instituições estão desmoralizadas e desacreditadas, militares de patente já digitam suas reprovações abertamente na internet, alguns até insinuam que tudo era melhor em outros tempos...
Esse é um momento para amplas reformas nos Três Poderes, com controle externo, toda a mesa Diretora do Senado deveria renunciar, a PF deveria atuar junto com o MPF nas investigações... mas om Presidente do STF Min Gilmar Mendes disse não ser necessário... parece que se esqueceu do Movimento Saia às Ruas Gilmar, o STF também não está em bons lençois... Ministro penso que estes gestores estão todos desajuizados, se colocam acima de todos os valores.

Anônimo disse...

É ministro, pelo jeito este cidadão chamado Sarney que acha que esta acima dos outros, não sabe o que fala e se perde no mar de lamas que é sua vida e de sua família. Alías ele deveria ser defenestrado do Senado pois acrise não é do Senado , mas si dele.

JUAREZ CAVALCANTE disse...

Quando os "Maribondos de Fogo" se espalham, tem ferrão prá todos!!! Não querem nem saber que é o "Dono da Terra, do Céu e do Mar"...