quinta-feira, 10 de julho de 2008

"É só andar na linha", aconselha Lula


Em Hanói, capital do Vietnam, onde está em visita oficial, o Presidente Lula disse, a proposito das ultimas prisoes feitas em operações da Policia Federal, que o melhor que se faz é "andar na linha".

"Quem acha que pode viver de picaretagem, pode viver, mas um dia cai. Aí, vai ter que arcar com as conseqüências. Nós vamos continuar investigando toda e qualquer denúncia contra toda e qualquer pessoa." A declaração de Lula foi feita antes da nova prisão do banqueiro Daniel Dantas na tarde desta quinta.


Apesar de defender as investigações da PF, o presidente afirmou que a instituição deve ter cuidado para não expor nomes de pessoas suspeitas que depois venham a ser declaradas inocentes. "Não queremos nem punir nem absolver antecipadamente", observou.

Lula foi irônico quando um repórter perguntou sobre a ação da PF contra pessoas "importantes" no Brasil. "Importante para quem, cara pálida?", perguntou.

Na avaliação do presidente, a operação que levou à prisão dos banqueiros Daniel Dantas, o mega-investidor Naji Nahas e o ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta não terá nenhuma influência sobre as eleições municipais deste ano. "Do que vi até agora, nenhuma pessoa envolvida tem qualquer importância político-eleitoral."

O presidente lembrou ainda que todas as ações da PF são amparadas por decisões judiciais. "Se é certo ou errado, só vamos saber quando houver o veredicto final", observou.

Lula não quis comentar a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de libertar Dantas e outros acusados de envolvimento na Operação Satiagraha. "Não é correto nem prudente dar palpite sobre o Poder Judiciário", afirmou. Mas o presidente afirmou que a sociedade brasileira está "muito esperta" e cada vez mais é capaz de fazer julgamentos com base em sua observação dos fatos.

(Com informações da Agencia Estado).

Nenhum comentário: