quarta-feira, 16 de julho de 2008

Policia Federal Quer Pegar a Turma dos Grampos Ilegais

Em muitos Estados quadrilhas se juntam, algumas vezes até com policiais, em serviços de espionagem fazendo interceptações telefônicas ilegais.

Em alguns casos as escutas ilegais são feitas pela própria polícia querendo produzir supostas provas para atender a vinditas.

Agora a Policia Federal está em campo para desmantelar essas quadrilhas, começando por São Paulo e Minas Gerais, devendo se estender a outros Estados, inclusive ao Maranhão.

Segundo a Policia Federal, a organização criminosa, que também teria executado "grampos" clandestinos em terminais telefônicos e quebrado o sigilo de contas bancárias, com a participação de funcionário de uma instituição financeira, estava baseada em São Paulo.

Os 130 agentes irão cumprir 17 mandados de prisão, sendo sete preventivas e dez temporárias, além de 28 mandados de busca e apreensão, nas cidades de Varginha, em Minas Gerais, Jundiaí e São Paulo. A PF não divulgou os números de presos.

Os suspeitos, segundo investigações que começaram há quatro meses, chegavam a cobrar até R$ 3 mil por varredura em cada linha telefônica, para fornecer informações sobre a existência, o período e a origem do mandado judicial de interceptação.

A Operação Ferreiro, segundo a Policia Federal, foi desencadeada a partir da Operação Bicho Mineiro, deflagrada na semana passada, que culminou com a prisão de sete pessoas em Varginha, inclusive empresários ligados às atividades de comércio e exportação de café e suspeitas de evasão de divisas e lavagem de dinheiro, além de outros crimes.

Foi através dos "serviços" contratados com a quadrilha flagrada pela Operação Ferreiro que os empresários investigados obtiveram a informação que seus telefones estavam monitorados pela Polícia Federal, com ordem da 4ª Vara da Justiça Federal em Minas, onde tramita o processo.

Nenhum comentário: