quarta-feira, 16 de julho de 2008

Lula Manda Voltar o Delegado

Num rasgo de bom senso, que lhe é muito peculiar, o Presidente Lula mandou que o Delegado Protógenes Queiroz voltasse à direção das investigações da Policia Federal em torno das falcatruas de que é acusado o banqueiro Daniel Dantas.

Segundo a Agencia Reuters, o Presidente disse que retirar o delegado a estas alturas pega muito mal para o Governo, dando-se muita margem da especulações escandalosas.

"Já falei com o ministro Tarso Genro para conversar com a Polícia Federal porque esse delegado tem que ficar no caso", disse o presidente. "Moralmente, esse cidadão tem de ficar no caso até terminar esse relatório e entregar ao Ministério Público, a não ser que ele não queira", afirmou.

Sobre declaração atribuída ao Ministro Tarso Genro de que o relatório estava 99,9% concluído, o Presidente Lula respondeu que não estava terminado e que "esse cidadão" , no caso o Delegado Protógenes, não pode dar vazão a insinuações.

"Ele não pode, se bem que ganhou na Justiça liminar para fazer o curso. Depois de fazer todas as coisas que tinham que ser feitas no processo e, na hora de finalizar o relatório, esse cidadão diz: eu vou embora fazer meu curso e ainda dá vazões para insinuações de que ele foi tirado", criticou Lula.

O Presidente da República reclamou ainda da cobertura do caso e disse que "quem contou essa mentira referindo-se às insinuações de que Protógenes e outros agentes foram pressionados a saírem da investigação, amanhã ou depois desmintam".

"Eu sou o mais fervoroso defensor da Polícia Federal. Acho que ela é a garantia para o combate à malversação, à corrupção, ao narcotráfico e ao crime organizado no País. Por isso, os policiais são bem remunerados e o governo melhorou muito a situação da Polícia Federal".

Lula disse ainda que o delegado só não volta "se explicar publicamente e de livre e espontânea vontade que não deseja continuar o trabalho de investigação". "A única coisa que nós queremos, neste caso, é responsabilidade. Ninguém pode fazer o trabalho que ele fez, durante quatro anos, e, na hora de timbrar o relatório, dizer que vai embora", afirmou o presidente.

"Não é correto nem para um Presidente da República nem para um Delegado da Polícia Federal vender insinuações para a sociedade", disse Lula.

Nenhum comentário: